PS do Jacira será entregue nesta sexta em Itapecerica

A tão aguardada entrega do Pronto Socorro do Jardim Jacira se torna realidade para os moradores do Distrito e região nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 10h. Um ano e meio de espera marcou a inauguração realizada em maio do ano passado. A falta de equipamentos e médicos capacitados foi um dos principais motivos pela demora na entrega do PS novo, segundo a superintendente de saúde, Michele Sales.

A entrega do PS equipado e com médicos irá beneficiar milhares de moradores do bairro e região, além de desafogar os atendimentos no antigo pronto socorro. Neste período de preparação o prédio apresentou graves problemas em sua estrutura, como o caso do piso da frente que mesmo sem ser utilizado, foi trocado. Vândalos também invadiram o prédio e levaram torneiras, quebraram janela e tentaram furtar os geradores de energia.

Em entrevista ao Jornal na Net, Michele contou que a organização do PS já está em andamento, com a criação do layout, fluxo de pacientes no Pronto Socorro. “Se for preciso virar 24 horas trabalhando, vamos virar, para entregar tudo certinho para a comunidade. Vamos fazer um Jardim de Inverno, coisas legais e diferentes para atender com amor, carinho e humanidade, os moradores que há tanto tempo precisam desse cuidado”, observou.

Em relação aos médicos, a secretária frisou que o número de profissionais que passou no concurso foi pouco para suprir a demanda de atendimento na cidade, por este motivo, um contrato por tempo determinado será realizado para em seguida, outro concurso público ser aberto. “Por dia a escala do PS precisa de três médicos. O número de médicos necessários é difícil citar, depende do plantão (dia sim, dia não de trabalho, 12h)”, explicou.

Unidade Básica de Saúde e UPA

O antigo Pronto Socorro do Jacira passará a ser uma Unidade Básica de Saúde unificada, uma vez, que já conta com uma UBS integrada ao PS. A reforma está prevista para 2012, com a aprovação da previsão orçamentária.

Os seguranças particulares contratados para o local (antigo PS) serão utilizados no novo Pronto Socorro, que contará também com outro número de seguranças contratados.

Michele adiantou à reportagem que dois projetos de lei foram mandados para Brasília, com intuito de transformar o PS do Jacira e Central em UPA (Unidade de Pronto Atendimento – 24 horas). “Se aprovado a qualidade no atendimento e o repasse de verba serão maiores”, frisou.


 

Comentários