I Festival do Programa Mais Educação foi celebração da Cidade Educadora

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 8/12/2011

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia promoveu no domingo, 4 de dezembro, das 9h às 14h, o I Festival do Programa Mais Educação, no Ginásio Municipal de Esportes Ayrton Senna. 

Participaram 520 alunos da Rede Municipal de Ensino que se apresentaram em diversas modalidades como coral, flauta, teatro, percussão, capoeira, karatê, maculelê, tango,dança contemporânea, dança folclórica e hip hop. 

Uma das apresentações que arrancaram aplausos foi a capoeira da EMEF Edson Mambelli, em que os alunos mostraram toda a dedicação e a precisão em seus passos, mostrando, na prática que aprender uma nova atividade com perfeição é possível.

As atividades do Programa Mais Educação são promovidas pela parceria entre a Prefeitura de Taboão da Serra e o Governo Federal e têm como objetivo valorizar a diversidade cultural brasileira, diminuindo a vulnerabilidade social, numa perspectiva de Educação Integral. 

A EMEF Armando Andrade apresentou o Hino Nacional Brasileiro na abertura do evento, em forma de coral.

Em Taboão da Serra, o programa que começou em 2008, atende mais de 2500 crianças em 14 escolas municipais. Entre as oficinas: karatê, judô, capoeira, desenho, teatro, xadrez, recreação, dança, canto, matemática, letramento, esporte, jornal, rádio, pintura, pecussão, entre outros. 

Todas as oficinas acontecem no contra-turno escolar. “A ideia é oferecer para nossos alunos mais tempo na escola com qualidade”, salienta o secretário de Educação de Taboão da Serra, José Marcos dos Santos.

Além do Programa Mais Educação, a Prefeitura promove o Programa Fazendo Arte na Escola, um programa totalmente idealizado na cidade, com dezenas de atividades culturais gratuitas. 

Taboão da Serra, conhecida como Cidade Educadora, saiu na frente do Brasil na implantação do aumento da carga horária em sua Rede Municipal, também está sendo assim com relação à inserção da música como ferramenta de aprendizado, com a distribuição do Kit Palavra Cantada aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além das atividades do programa municipal Fazendo Arte na Escola que já vem promovendo essa inserção.

Vários educadores de nossa rede participaram do 2º Seminário Estadual de Educação Integral, uma ação organizada pelo Comitê Estadual de Educação Integral, que é um colegiado composto por representantes dos municípios de São Paulo com o Programa do Governo Federal de Educação Integral: Mais Educação. 

"O Programa Mais Educação nasceu de algumas cidades brasileiras que resolveram reverter uma desculpa do passado de que faltava estrutura nas escolas para ampliar a permanência dos alunos na unidade. O Ministério da Educação (MEC) tem aprendido muito com esses municípios e como eles vêm incorporando a educação em tempo real para atender a demanda social", destacou o Ministro Fernando Haddad.

“É muito importante que nossos educadores estejam em contato com as diferentes realidades que temos em outras cidades. Muitas dessas dificuldades podem refletir também as nossas dificuldades e essa interação é importantíssimo para que possamos resolver os problemas, aprendendo e também ensinando maneiras novas de solucioná-los”, afirma o secretário de Educação de Taboão da Serra, José Marcos dos Santos, durante a formação continuada dos Educadores aplicada ao longo de 2011.

Por Marcelo Valladão 

Comentários