Prefeitura realiza campanha contra a Tuberculose e a Hanseníase
A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, realizou nos dias 24, 25 e 26 de novembro campanha para descobrir casos de Tuberculose e Hanseníase no município. Com um consultório móvel, equipado com ar condicionado, maca e com dois médicos de plantão, a equipe recepcionou quem chegava para as consultas.
Segundo a funcionária da UBS Jd. Helena, Elisabeth Ferraz, atualmente cinco casos foram diagnosticados e estão sendo tratados na cidade.
A moradora da Vila Carmelita, Cleide Ferreira, 58, saiu de casa para resolver questões pessoais e se deparou com a equipe na praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara: “ Achei muito legal esse tipo de campanha! Tenho uma mancha no braço e já fiz coleta para saber se meu caso é ou não de Hanseníase. Vou indicar para toda a minha família”, disse animada.
Para o chefe da Vigilância Epidemiológica, a receptividade do público é mais que positiva: “acontecimentos assim diminuem as filas nos postos de saúde. Chegamos mais próximo da população, e isso faz com que tenhamos mais consciência da realidade das pessoas”, falou.
Heloisa Spinola, técnica da Vigilância Epidemiológica disse que foram feitos 97 atendimentos para a hanseníase e 187 para a Tuberculose. Esses atendimentos foram feitos após uma triagem com atendentes, que avaliam se os casos podem ser uma das duas doenças.
A Hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada por uma bactéria. A doença afeta a pele e os nervos. Quase todo o corpo pode ser acometido, mas as regiões mais afetadas são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas, pés) e a face. Quando não tratada, a doença pode causar deformidades que incapacitam o indivíduo para o trabalho e socialmente.
Um caso é suspeito de Hanseníase quando uma pessoa apresenta um ou mais dos seguintes sinais:
Uma ou mais manchas esbranquiçadas ou róseas, ou mesmo avermelhadas e acobreadas, que tenham alteração na sensibilidade (dormência).
Qualquer área do corpo com alteração da sensibilidade, principalmente mãos e pés. Em alguns casos pode haver também diminuição da força muscular.
Sandra Martins
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra