Ginásio de Itapecerica sem telhado; entrega só em 2012

O estado de abandono, a não realização da obra de cobertura do telhado, prometida para o final de novembro, pelo secretário de Obras, Carlos Hueb, e água parada na piscina caracterizam a realidade longe do ideal para os munícipes que freqüentam o ginásio de esportes de Itapecerica da Serra. A situação permanece a mesma há quase um ano, uma vez que o telhado do ginásio foi arrancado por uma tempestade seguida de ventania dia 12 de dezembro do ano passado.

“Basta passar pelo ginásio e perceber que as obras estão longe de começar. Enquanto nada do que é prometido é feito, os moradores que utilizam o ginásio para praticar esporte, se exercitar e também como forma de passeio e contato com a natureza, ficam a mercê das promessas não cumpridas, do medo constante pelo abandono e, além disso, dos eventos fechados que são constantemente realizados aqui dentro”, afirmou a moradora Rafaela.

A obra da cobertura do ginásio e demais melhorias que deveriam estar prontas até o final deste mês de novembro, nem ao menos começaram e já mudaram de prazo de acordo com o secretário de obras, Carlos Hueb. “A saída para a recomposição do acontecido (telhado arrancado) já está a caminho. Eu creio que em 30 dias a gente esteja com a licitação feita e determinada. A partir disso, se tudo ocorrer dentro da conformidade, se a documentação estiver em dia, é preciso de ao menos cinco a seis meses para que obra seja entregue à população e que em tempo a cobertura seja usada no próximo festival de rodeio (Julho de 2012)”, prometeu.

O secretário justificou a demora porque não é só o projeto e a execução da cobertura que devem ser feitos e afirmou que a pasta já havia feito o processo licitatório pra poder realizar o projeto de execução da cobertura. “Tem banheiros e o complexo todo para a gente reformar. Fomos buscar recurso no governo federal e demorou um pouco. Vamos fazer, por enquanto, a cobertura, já a segunda fase, que não é a cobertura, depende de recurso do governo federal”, disse Carlos Hueb.

ginasio2

Ginásio está repleto de lixo após evento


Ainda de acordo com Hueb, o ginásio já recebeu limpeza, a quadra já foi arrumada para receber os moradores e a piscina esvaziada por questão de segurança. “Já foi determinado que a piscina não será usada  enquanto o ginásio não for reformado e contar com sistema de segurança, grades, professores, para ser melhor utilizada e com segurança”, explicou.

ginasio3

Piscina acumula água parada


O ginásio é o principal centro de lazer e esportes da cidade, por este motivo é tão importante para a comunidade local. Em visita ao ginásio, nesta terça-feira (29) a reportagem do Jornal na Net notou um grande acumulo de lixo no interior do local. Latas de cerveja, banners estavam espalhados em todo o entorno da quadra.

Homens de uma empresa particular retiravam placas de alumínio de todo o alambrado, questionados, eles afirmaram que um encontro de carros tunados foi realizado no domingo e neste final de semana, o ginásio será palco de mais um encontro, o de caminhoneiros.

A Guarda Civil Municipal fazia a segurança do local. O ginásio já foi diversas vezes alvo de vândalos que furtaram fiação, alumínio do telhado, torneiras, entre outros objetos, além de ser ponto de encontro de casais e usuários de entorpecente. Para evitar que casos como esses se repitam a corporação mantêm uma viatura estacionada dia e noite no local.

 

Comentários