Trânsito de Itapecerica terá mais mudanças neste ano

As duas principais entradas da cidade de Itapecerica da Serra, localizadas nos KMs 284,9 (Pinheirinho) e 288 (Rampas) podem ficar mais bonitas e em especial mais seguras com melhorias previstas para iniciar no primeiro semestre de 2012. A cidade também pode ganhar um anel viário, que será uma obra municipal na rua Júlio Prestes de Albuquerque (após a faculdade FIT – sentido Santo Amaro), no próximo ano.

As melhorias se resumem em implantação de uma nova alça na pista sentido São Paulo (km 284,9) e dispositivo de acesso e retorno que permitirá o acesso direto ao anel viário da cidade, além de movimentos de retorno para ambos os sentidos da rodovia. As obras serão realizadas pela concessionária, que administra a Br-116, Autopista Régis Bittencourt.


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Nesta entrada diversos acidentes foram registrados


A proposta de novas mudanças agrada e dá esperanças aos moradores e visitantes da cidade. “Tomara que agora saia essas mudanças, porque os moradores merecem viver em uma cidade bonita, bem cuidada e, além disso, valorizada por aquilo que tem de mais bonito, a natureza”, ressaltam Geraldo e Aurélio.

Para 2012, as Praças da Bandeira e Fonte podem receber sinalização, segundo afirmou o secretário da pasta de Transporte, Max. A Praça Belchior de Pontes também pode passar por mudanças que estão sendo estudadas pelo secretário. “Estamos estudando se colocamos guardas fixos, rotatória, farol, condições melhores para os deficientes”, pontuou.

Além das mudanças nas Praças, a instalação de faróis no bairro Marilú (Avenida Delfim Verde e Rua Maximino da Rosa) e da Fonte (Avenida XV de Novembro e Rua São Paulo) também foram aprovadas.

“Os projetos para sinalização e instalação dos faróis já foram aprovados, só falta entrar a verba, no próximo orçamento. Estamos aguardando dotação orçamentária do ano que vem. Esse ano já não é mais possível”, disse.

Mudanças imediatas no trânsito da cidade

A polêmica medida de interdição da rua Major Telles, a via mais importante do comércio da cidade, será suspensa no período de final de ano. Metas para as operações neste período, nos bairros Centro, Parque Paraíso e Jardim Jacira, também foram traçadas pela Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes e Associação Comercial e Empresarial de Itapecerica da Serra (ACE).

Apesar das diversas críticas, principalmente dos comerciantes, cerca de 30% deles não gostaram da interdição. A reportagem do Jornal na Net apurou que a interdição da rua Major Telles, diminuiu, de acordo com Max, o trânsito no horário de pico e também o tempo que o motorista gastava para chegar no Marilu. “A modificação ajudou a desafogar o trânsito e o tempo para atravessar a via de 12 minutos para 4 minutos e trinta segundos”, comparou.

Na época do final de ano, que está próximo, outra ação da secretaria será a tentativa de liberação da Zona Azul nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, para facilitar a vida do consumidor no momento das compras.

Trânsito e melhorias propostas pelo vereador José Maria

A cidade de Itapecerica no horário de pico vira um caos. É o que dizem e reclamam os motoristas. O acumulo de carros e ruas pequenas, projetadas quando a cidade não contava com tantos moradores e facilidade para comprar veículos são os principais fatores para o trânsito lento e por muitas vezes parado.

Atento ao trânsito, o vereador José Maria (PT) indicou na última sessão da Câmara Municipal mudanças no sistema de trânsito da região central direcionadas ao secretário, Max. As propostas são deixar a Avenida XV de Novembro como mão única para quem transita da BR-116; Direcionar o trânsito de quem vem da Rodovia Prefeito Bento Rogter Domingues para a Br-116 via Estrada Djalma Pinto e também o trânsito de quem vem da Rodovia Armando Salles para a Br-116 seguir via Estrada, além de desviar o trafego de caminhões pela Estrada (retirá-los do Parque Paraíso, Jardins Marilu e Sampaio).

Outra proposta é estruturar a Avenida Eduardo Roberto Daher para melhor acesso à BR-116 para ser uma melhor opção para veículos menores. Recuperar o pavimento da Estrada dos Mandus, colocar guias, sarjetas, tachão no meio fio e calçadas na via, para ser utilizada como segunda opção no desvio do trânsito da região central.

As justificativas para tais mudanças se resumem no “caos existentes nas principais vias centrais e os bairros do Parque Paraíso, Jardins Sampaio e Marilú estão sendo prejudicados com grande fluxo de caminhões”.

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