Prefeito de Embu das Artes faz palestra na FIT

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 8/11/2011

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, realizou, em 25/10, uma palestra sobre Desenvolvimento Regional, na 5ª Semana Cultural da Faculdade de Itapecerica da Serra (FIT), naquela cidade. Recheou a sua fala com exemplos de desenvolvimento conjunto com os municípios da região na área de saúde, abastecimento, transporte e outros segmentos. Sociólogo e também presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), Chico Brito transmitiu aos estudantes informações valiosas e até então desconhecidas de provavelmente quase a totalidade da jovem platéia, de cerca de 400 estudantes, que lotou o auditório da FIT.

“Não existe desenvolvimento regional se não for um trabalho conjunto de município, Estado, federação e iniciativa privada. E é fundamental a participação da faculdade”, disse Chico Brito, que recebeu em 2010 o prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, e em 2009 foi escolhido Prefeito Amigo da Criança, pela Fundação Abrinq. “Mais da metade dos empreendimentos abrem falência no segundo ano, de acordo cm o Sebrae. Através dos cursos de Administração vocês podem ajudar pequenos empreendedores. Daí a importância da faculdade, para a cidade e região.”

O prefeito citou como exemplos de ações conjuntas a instalação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Parque da Várzea do Embu Mirim, como mais um importante centro de ensino e pesquisa que servirá toda a região do Conisud, o próprio rio Embu Mirim, que como um dos principais contribuintes da Represa Guarapiranga, que serve a Capital, só pode ser recuperado com participação dos municípios envolvidos no seu percurso, e a recém-instalada central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Embu das Artes, dividindo um custo de R$ 3,5 milhões entre cinco cidades. Lembrou distorções que precisam ser corrigidas como a superlotação do Hospital Regional do Pirajussara (HGP), construído para atend erTaboão da Serra e Embu das Artes e que hoje recebe pacientes de 40 municípios. “Não adianta a mentalidade de que a cidade sozinha vai resolver o seu problema.”

Modelo de desenvolvimento

Na visão de Chico Brito o desenvolvimento regional não pode ser pensado somente quanto ao aspecto econômico. “Não tem desenvolvimento com gente doente, com 15% da população de 750 mil habitantes dos seis municípios da região que ainda não é alfabetizada, com falta de mão-de-obra qualificada”, disse o prefeito. Lembrou que nas décadas de 1970 e 1980 os municípios não tinham poder, dependiam do Estado e da Federação. Com a Constituição de 1988, eles ganharam autonomia para resolver questões de saúde, educação, assistência social, transporte, segurança, mas não houve aumento na arrecadação.

O prefeito fez considerações ao surgimento dos consórcios regionais no Brasil, na década de 1990, comparou carga tributária municipal, estadual e federal desde 1960, do novo modelo de gestão político-administrativa, e falou da necessidade de buscar novos caminhos para um desenvolvimento eficiente e sustentável. Enfatizou a criação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), do qual faz parte, tendo como suplente o secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Jr. O conselho, criado em setembro, pelo governador Geraldo Alckmin, composto de 39 municípios, concedeu às cidades “um espaço oficial para dialogar” sobre planos, projetos, programas e obras estratégicas a serem executados na região com recursos do Fundo de Desenvolvimento.

A 5a Semana Cultural da FIT foi conduzida pela diretora Margarida Cecília Correa Nogueira Rocha, coordenadores de cursos e professores da faculdade. Estudantes de Administração apresentaram interessante projeto de consultoria e assessoria a empresas que realizam na região.
 
 
Elke Lopes Muniz

Comentários