Piscinões de Taboão e Embu serão limpos pelo DAEE
Os piscinões de Taboão da Serra e Embu das Artes, além dos outros 15 reservatórios da região e do grande ABC serão limpos até o final do mês de novembro pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). A manutenção foi anunciada pelo Estado de São Paulo.
O início da manutenção será realizado há pouco tempo antes do início do período de chuvas. Apesar de o compromisso ter sido assumido pelo Governo de São Paulo ainda no primeiro trimestre.
O período de chuvas é crítico na região. Diversos pontos de alagamentos são registrados entre os meses de dezembro a março. E os moradores e visitantes das cidades, ficam ilhados, sem escolhas para entrar ou sair dos municípios. O trânsito, por sua vez, fica caótico.
A reportagem do Jornal na Net atenta a proximidade do período de chuvas, realiza matérias abordando o que está sendo feito pela Defesa Civil das cidades, para evitar que diversos pontos de alagamentos sejam registrados, ruas virem rios, moradores fiquem ilhados e trânsito completamente parado.
A Defesa Civil de Itapecerica da Serra mostrou as diversas precauções, assoreamento de rios e preocupação com o período. Confira: http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3642/itapecerica-se-prepara-para-chuvas-de-verao/
Até o momento a reportagem ainda não constatou o trabalho realizado pelas Defesas Civis de Taboão e Embu das Artes.
O presidente do Consórcio Intermunicipal, Mário Reali, criticou a demora do início das manutenções. "A manutenção já tinha que ter começado lá atrás. Temos que discutir com a empresa contratada pelo governo do Estado como será feita a retirada do lixo. Acho que vamos ter que uma força-tarefa porque não podemos esperar muito".
Do total de 17 reservatórios que serão mantidos pelo governo do Estado no ABC, quatro ficam em Mauá, dois em Santo André, um em São Caetano e dez em São Bernardo.