Galpão de Coleta Seletiva é inaugurado em Itapecerica

Por Outro autor | 22/10/2011

Na última quinta-feira, dia 20, a Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra em parceria com a caixa inaugurou o Galpão Potuverá, o primeiro galpão de triagem de resíduos sólidos na cidade. O empreendimento faz parte do projeto de ampliação da coleta seletiva no município que contou com os recursos do Orçamento Geral da União para o Programa Resíduos Sólidos Urbanos, oriundos do Ministério das Cidades e que tem a Caixa como agente financeiro de fomento.

Com a inauguração do primeiro galpão, haverá expansão do programa de coleta seletiva, que existe desde 2007 em parceria com a CRIS – Cooperativa de Recicladores de Itapecerica da Serra, que no início recebia os resíduos apenas das escolas municipais, estaduais e particulares. O sistema fará a partir de agora o recolhimento do material na casa dos munícipes.  O valor de investimento da operação é de 724 mil e ainda prevê a construção de um segundo Galpão para atender a demanda que será crescente a partir da coleta porta em porta programada.

Na entrega da primeira fase, o gerente regional Fernando Augusto Marques Cera informou que apenas 7% dos municípios brasileiros possuem programas de coleta seletiva e que Itapecerica da Serra estava na vanguarda deste movimento de sustentabilidade.

“Itapecerica da Serra já é reconhecida pelo prêmio Melhores Práticas da caixa e agora tem mais um projeto elegível para ser referência a outros municípios, uma vez que as cidades precisam crescer de forma organizada. Esta obra vem a ser a primeira na região com o repasse dos recursos da OGU através do Ministério das Cidades, onde a Caixa desempenha papel importante na execução de políticas públicas. Temos a missão de fazer o melhor para os municípios da região, juntamente com nossa eficaz Gerência de Desenvolvimento Urbano”, lembrou Fernando.

A Cooperativa de Recicladores de Itapecerica da Serra conta com 25 famílias de cooperados entre homens e mulheres, todos moradores do município e o objetivo é atender 100% da população, cerca de 140 mil habitantes. A cidade de Itapecerica da Serra/SP gera por dia cerca de 140 toneladas de lixo e atualmente apenas cerca de 3% deste material é encaminhado para a CRIS.

No encerramento, o prefeito de Itapecerica da Serra Jorge Costa informou que há muito tempo o município tentava implantar um projeto de coleta seletiva. “Somente com o apoio do Governo Federal, através da CAIXA, é que foi possível essa transformação na área sócio-ambiental aqui da cidade. A Caixa é o grande parceiro dos municípios da região para o crescimento sustentável e desenvolvimento social”, enalteceu Jorge Costa. 

Estiveram presentes também à inauguração o presidente da CRIS, Luciano Belquior, a Gerente Maria Cristina Chiquetti Carnier e o coordenador Marcos Monte da Gerência de desenvolvimento urbano e Rural de São Paulo, responsáveis pela avaliação do projeto, além de autoridades do executivo e legislativo da cidade de Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Embu.

Programa Resíduos Sólidos Urbanos

O objetivo é incentivar em municípios com mais de 250.000 habitantes ou integrantes da região metropolitana e da RIDE a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, a ampliação da cobertura e o aumento da eficiência e da eficácia dos serviços de limpeza pública, de coleta, de tratamento e de disposição final e a inserção social de catadores por meio da eliminação dos lixões e do trabalho infantil no lixo. 

Comentários