Juventude de Itapecerica conquista Conselho Municipal

Dia 20 de outubro de 2011. Essa data ficará marcada na história dos jovens de Itapecerica, uma vez que foi aprovado por unanimidade de vereadores, o Projeto de Lei no 1.462/11, que cria o Conselho Municipal da Juventude no município que tem por finalidade estudar, elaborar, analisar, aprovar e propor políticas que permitam a integração e a participação do jovem no processo social, ambiental, econômico, político e cultural da cidade. A votação de seus membros será realizada na primeira sexta-feira de novembro, dia 4, às 13h, na sede da Câmara Municipal.

O Conselho Municipal da Juventude – CMJ, Órgão Permanente, Deliberativo e Consultivo será composto por dezoito membros e a mesma quantidade de suplentes, nomeados e empossados pelo Chefe do Poder Executivo em relação às áreas de interesse dos jovens, como: Educação, Saúde, Emprego e Renda, Formação Profissional, Esporte, Cultura, Combate às Drogas, Meio Ambiente e Violência.

Amplamente comemorado e em grande festa os vereadores Clóvis Pinto, José Maria, Jonas Feijó, Regina Corsini e Tonho Paraíba subiram na tribuna para parabenizar a conquista e relatar casos recorrentes à juventude, como violência nas escolas, envolvimento com entorpecente e falta de vagas no mercado de trabalho.

“Aqui é a casa do povo, estudantes, idosos que tem o direito de fazerem reivindicações. Sejam todos bem-vindos para utilizarem esse espaço para ampla discussão. Dia 4/11 é a eleição dos membros que vão compor o Conselho, fico grato de saber que a casa de Leis está sendo usada para manifestações em prol dos munícipes e melhora no município. Parabéns pela conquista”, discursou o presidente da Câmara, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco.

A presidente da UESIS (União dos Estudantes Secundaristas de Itapecerica da Serra), Amabile Pincel também usou a tribuna para agradecer aos vereadores pela votação da Lei e lembrou que o projeto estava anexado junto à conferência realizada dia 14. “A ideia é trabalhar em prol da conscientização, direitos iguais, trazer (fomentar) para a cidade lugares que disponibilizem cultura à juventude e diminuir número de usuários de droga”, observou.

O 1º Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) na cidade formou entidade UESIS (União dos Estudantes Secundaristas de Itapecerica da Serra). A UMES representa 3 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio, cursos supletivos, pré-vestibulares e cursos livres da capital paulista.

“O evento foi de suma importância para a juventude de Itapecerica da Serra, que há tempos estava desacordada. Nosso objetivo é mostrar pra sociedade em geral, que nós estamos aqui, nós também somos cidadãos, sobretudo somos o futuro da nação, e por isso precisamos nos organizar para cobrar os nossos direitos e defender nossas bandeiras”, afirmou durante encontro a estudante Michele Martins.

 

Comentários