UMES chega a Itapecerica para lutar por melhorias

Por Sandra Pereira | 17/10/2011

A União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) realizou no dia 14 de outubro, na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, o 1º Congresso da entidade que representa 3 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio, cursos supletivos, pré-vestibulares e cursos livres da capital paulista. A UMES atua em conjunto com os grêmios estudantis. No congresso realizado em Itapecerica a entidade foi fundada na cidade, e vai se chamar UESIS (União dos Estudantes Secundaristas de Itapecerica da Serra). Quase 200 estudantes de 31 escolas do município participaram da atividade.

“A iniciativa de realizar o congresso da UMES em Itapecerica  partiu do Grêmio Estudantil Elite, que atua na E.E Asa Branca da Serra, logo após o 13º CONEG da UBES em Brasília”, explica a estudante Amabile Pincelli , presidente da entidade. 
Ela disse que esteve no evento acompanhada da estudante  Michele Martins, com o apoio do presidente da UMES de Juquitiba Eduardo Silva.

A estudante observa que a UMES tem como razão de ser, a defesa dos interesses dos estudantes, o ensino público gratuito, a melhoria da qualidade de ensino, democracia e soberania nacional.

Ainda no evento a diretoria da entidade foi eleita e o Estatuto aprovado.  Na quinta-feira, dia 20, os jovens  vão realizar uma assembléia na câmara para participar da votação do Conselho Municipal da Juventude na cidade. 

“Este evento foi de suma importância para a juventude de Itapecerica da Serra, que há tempos estava desacordada. Nosso objetivo é mostrar pra sociedade em geral, que nós estamos aqui, nós também somos cidadãos, sobretudo somos o futuro da nação, e por isso precisamos nos organizar para cobrar os nossos direitos e defender nossas bandeiras”, afirma a estudante Michele Martins.

Agradecimentos

Os estudantes fizeram menção especial à coordenadora pedagógica Luciane Vidluc, da E.E Asa Branca da Serra e ao presidente da Câmara Municipal Amarildo Gonçalves, o Chuvisco pelo apoio a realização do encontro. 

Os vereadores Clóvis Pinto (PSDB) e José Maria (PT) participaram do congresso de fundação da UMES. José Maria salientou a qualidade da organização do evento e elogiou a iniciativa dos jovens de unificar a juventude no município na defesa dos direitos.

“Muitos alunos se pronunciaram na tribuna, fizeram bons discursos questionando a educação pública, a sociedade , o papel dos governantes e o papel dos alunos enquanto atores sociais. Em seguida saíram às ruas para demonstrar a organização e a força. Foi uma ação positiva que ao meu ver trará frutos concretos”, previu José Maria. 


Veja como ficou formada a diretoria da UMES de Itapecerica:


 Presidente - Amabile Pinceli C. Alchapa - E.E Asa Branca da Serra
Vice- Presidente - Michele Martins Lopes - E.E Asa Branca da Serra
Secretária - Lays Barbosa Veloso - E.E Joaquim Fernandes
Tesoureiro - Marcos Paulo Veríssimo Queiroz - E.E Leda Felice Ferreira
Conselho Fiscal 1º. Vinicius Dantas dos Santos - E.E Antonio Florentino
2º Gabriela Beier Nunes - E.E Natércia Cremm de Moraes Pedro
3º Andreza Pereira da Silva - E.E Comendador Benevides Beraldo
1º Vogal- Bruno Henrique Andrade - E.E Jd Sonia Maria
2º vogal - Manoela Marques da Silva - E.E Jd. Jacira 
3º Vogal - Jonathas Soares de Macedo - E.E Antônio Florentino

Comentários