Congresso técnico de Xadrez em Taboão define II Campeonato Escolar

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/10/2011

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Taboão da Serra promove no próximo dia 18 de outubro, o II Campeonato Escolar de Xadrez e o I Campeonato de Professores, no Ginásio de Esportes, a partir das 8h. As inscrições serão encerradas na quarta-feira, 5 de outubro, através do email: xadrez@ig.com.br

Durante congresso técnico realizado no dia 12 de setembro, diversos representantes das escolas participantes definiram os detalhes da competição. A arbitragem será de responsabilidade do árbitro internacional Estevão Tavares Neto. “Esperamos uma participação maior das escolas e de alunos neste ano por ser a segunda edição e também pela novidade do I campeonato de Professores que será realizado juntamente com o campeonato dos alunos”, informa o professor Nello Aguiar da Secretaria de Esportes.

De acordo com o secretário de esportes Luiz Lune o xadrez está virando uma referência na região. “Visando incentivar a prática do xadrez nas escolas e a integração entre os alunos e professores simpatizantes do xadrez resolvemos instituir o II Campeonato Escolar e o I Campeonato de Professores”, declarou.

A competição será disputadas em 13 categorias, sendo 12 entre alunos e uma entre professores. O regulamento define que só poderão participar do Campeonato de Xadrez os alunos regularmente matriculados nas escolas estaduais, municipais e particulares do município de Taboão da Serra e escolas convidadas e professores das respectivas escolas participantes. As condições míninas para participar do campeonato são ter conhecimentos razoáveis quanto ao objetivo do jogo; definição de lance: Movimento de peças, roque, captura “em passant”, promoção de peão, peça tocada, jogadas ilegais, noções de empate, xeque e xeque-mate e uso do relógio de xadrez.

Premiação

Os primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas de ouro e prata e bronze do quarto ao décimo lugar. O campeão de cada categoria receberá também um troféu. O campeonato de professores terá a mesma premiação dos alunos. As escolas classificadas do 1º ai 3º lugar receberão troféus.

Renata Gomes

Comentários