Nova UBS Scândia / Panorama completa primeiro aniversário

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/09/2011

Funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Scândia/ Panorama comemoraram na quinta (22) o primeiro aniversário da unidade. Desde a inauguração do novo prédio, em setembro de 2010, já foram atendidos mais de 64 mil pacientes. Além dos funcionários, participaram do evento o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa e diretores das demais UBS do município.

Edna Trindade Pires, diretora da UBS, trabalha na área da saúde há 18 anos. Ela acredita que o sucesso da unidade é mérito do trabalho em parceria, que resulta em “qualidade no atendimento ao paciente”.

O prédio anterior da UBS era alugado e tinha 225 m² de área construída. Uma parceria da Prefeitura de Taboão da Serra com o Parque Industrial Darci, possibilitou a construção de um novo edifício.

Hoje a unidade conta com 766 m² de área construída, onde abriga salas de enfermagem, inalação, consultórios ginecológico, pediátrico e até mesmo odontológico. Além de realizar exames de rotina, como exame de sangue e papanicolau, a este mês de setembro UBS começou a realizar pequenas cirurgias, como retirada de verrugas e pintas.

A UBS Scândia/Panorama é a primeira a receber o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), forma de complementar o atendimento prestado a população através do Programa Saúde da Família (PSF). O PSF realiza acompanhamento dos pacientes e seus familiares visando à promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças.

O enfermeiro da unidade, Tiago Aparecido da Silva, explica que o Nasf presta “apoio matricial”, isto é, o Nasf orienta as equipes que fazem acompanhamento com as famílias, em relação a como proceder em casos específicos. Ele dá exemplo de um caso de obesidade “quando a equipe identifica um caso de obesidade, eles (equipe do PSF) se reúnem com o Nasf e procuram a melhor alternativa de tratamento para o paciente, se for identificado que não é um caso isolado, mas sim da população, em conjunto com a UBS são desenvolvidos grupos, como de caminhada ou mesmo um grupo para dar orientações nutricionais”.

Serviço:
UBS Scândia/Panorama
Endereço: Rua Luiz de Queiróz, 245
Horário de atendimento: 7 às 17 h
Fone: 4139-8767 / 4137-5439

Vera Sampaio

Comentários