Feira da Semana de Trânsito movimenta Itapecerica
A união das secretarias municipais, empresas privadas e segurança (polícia militar, guarda civil municipal e polícia rodoviária federal) foram essenciais para a realização, neste sábado, (24), na praça Largo da Matriz a 1ª Feira de Exposição da Semana Nacional do Trânsito e Acessibilidade em Itapecerica da Serra. Cerca de 2 mil pessoas foram conferir de perto, das 8h às 13h, a exposição.
Diversos expositores demonstraram a importância da conscientização no trânsito, além de cuidarem da saúde e locomoção de deficientes. Folhetos com dicas de segurança e explicações sobre o Etilômetro (bafômetro) também fizeram parte da feira.
PM realiza demonstração do Etilometro (bafômetro)
“Parcerias como essa são importantes para trabalhar a conscientização do que é trânsito, se beber não pode dirigir (assumir o volante) junto à comunidade. Além da conscientização, a sensibilização da comunidade também é importante para que acidentes sejam evitados”, avaliou o Tenente Coronel PM Taguti.
Além desses serviços a feira contou com stands da Polícia Rodoviária Federal, PM, GCM, Secretarias Municipais de Segurança, Trânsito e Transporte, Educação, Autarquia de Saúde, Departamento de Trânsito, Defesa Civil, Comissão de Acessibilidade, Sabesp, Viação Miracatiba, Pátio Global, CFC Javarotti e Jipeiros da Serra.
GCMs também participam da Feira
Um ônibus adaptado também estava exposto na feira. Uma senhora de cadeira de rodas testou o elevador, se assustou com o tranco, mas gostou da experiência. “É muito importante ter ônibus adaptados. Sofremos com a condução, que muitas vezes não está adaptada para nos locomover, ou os motoristas / cobradores não estão preparados. Me senti segura com o cinto de segurança e por poder ficar próximo do acompanhante (minha neta)”, disse.
Senhora elogia elevador de ônibus e local onde fica acomodada
De acordo com Manoel Eunapio Rodrigues, inspetor da Miracatiba, as 32 linhas que atendem as cidades da região contam atualmente com 230 ônibus adaptados (com elevadores) e quatro portas. “Todos os motoristas e cobradores são treinados”, finalizou.
O secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Carlos Maximiliano Fonseca e o diretor do departamento Joubert Américo avaliaram como positiva a feira que é realizada pela primeira vez na cidade.
“A feira é a ratificação da Semana Nacional de Trânsito e Acessibilidade. Esperamos fazer várias outras com aprofundamento nas sugestões dos munícipes. A Feira é uma inovação na secretaria que tem procurado a cada dia esclarecer as necessidades que precisam ser implantadas na cidade, como faixa de pedestres elevadas, faróis, trabalho melhor, maior e emplacamento nas escolas para garantir a segurança”, ressaltou o secretário Max.
Para o morador do bairro Jardim Regina, Benedito F. Mascarenhas, de 64 anos, feira como essa são importantes e os exames de saúde realizados nela ajudam muito a vida dos moradores. “Sempre aproveito para fazer os exames”.
Morador elogia feira e exames de saúde