Dia da Árvore em Taboão da Serra teve diversas atividades integradas

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/09/2011

A Prefeitura de Taboão da Serra, numa ação integrada entre as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Manutenção, Saúde, Esporte e empresas privadas tornou possível planejar e organizar o evento que marcou o Dia da Árvore na cidade com o olhar na Cidadania em diversos aspectos da vida.

Em diversas atividades voltadas às famílias dos alunos os profissionais envolvidos procuraram estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos.  “Nosso objetivo, de maneira integrada com essas secretarias foi conduzir os participantes a um relacionamento mais harmonioso, visando conceitos e práticas sócio-ambientais para conscientizar as pessoas sobre o uso eficiente e combater o desperdício de consumo de energia, água, alimentos e materiais diversos, acreditando que juntos podemos provocar mudanças concretas de atitudes em relação ao meio ambiente através da educação”, afirmou a diretora Gláucia Moraes, da EMI Visconde de Sabugosa, no Jd. Salete, uma das escolas participantes dos plantios realizados nesta data tão significativa, que aconteceu em diversas escolas.

“Amar é cuidar... cuidar de si, de nossos filhos e do planeta”, esse foi o tema trabalhando em ações como Corte de cabelo, sobrancelhas e esmaltação, que teve apoio do Insituto Embeleze, as aferições do Diabetes e pressão, feita com o apoio da UBS Jardim Salete e do Centro Odontológico da Prefeitura, orientações sobre coleta seletiva, consumo consciente e exposição dos trabalhos das crianças, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, sessões de ginástica e relaxamento, com o monitoramento da Secretaria de Esportes, além do Bazar organizado para a comunidade local e das diversas apresentações teatrais, mobilizando os alunos de diversas séries e idades.

Para a Dra. Tânia Gazem, o hábito de escovar os dentes nem sempre faz parte do cotidiano de nossas crianças, é preciso sempre incentivá-las para essa prática. “Em muitas famílias observamos que as crianças nem sempre têm uma escova individual e a cárie é transmitida entre os familiares. Também temos que salientar que é necessário escovar os dentes sempre depois de cada refeição”, afirma ela.
Aldeide Rocha, que trabalha na limpeza da escola, aproveitou o dia de intensa atividade para retocar o esmalte, já que o serviço de manicure foi disponibilizado de maneira totalmente gratuita. “Aproveitei pra fazer minha mão, agora estou lindona”, brinca ela.

Também foi trabalhado o Projeto Educacional apoiado pela AES Eletropaulo, com o tema “Consumo consciente... é de pequeno que se aprende!”.

No período da tarde houve o plantio de árvores, com a presença da secretária de Meio Ambiente, Edna Maciel. Os alunos plantaram mudas de Ipê Branco, que é raro na região e também de Pitanga.
Na saída da escola os participantes podia deixar suas mensagens em papel, no formato de folhas, que podiam ser afixados em uma árvore decorativa.

Marcelo Valladão

Comentários