Prevenção do câncer de pele em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 15/09/2011

A Secretaria de Saúde de Embu das Artes promove uma campanha de prevenção do câncer de pele por meio de palestras e exames para o diagnóstico da doença. Elas ocorrem nas unidades de saúde e associações de bairro. O objetivo é diagnosticar precocemente e desenvolver trabalhos de prevenção da doença onde as chances de cura são maiores.


As palestras iniciam às 8h30 e têm duração média de 45 minutos. Quando identificado qualquer sinal do câncer, o paciente é imediatamente encaminhado ao ambulatório dermatológico.


Segundo a dermatologista Elisabete Taino, um dos tumores de pele é o Melanoma. “Em sua grande maioria pode-se originar de ‘pintas escuras’ (sinais) que aparecem em nosso corpo”, explica Taino. Ela diz ainda que diversos indicadores podem apontar para um possível tumor como a quantidade das pintas, as formas específicas delas, dependem ainda da herança genética familiar, da quantidade de exposição ao sol sem proteção durante a infância, dentre outros fatores.


“A maioria dessas pintas são benignas, mas algumas delas podem degenerar-se para Melanomas”, informa Taino. Ela alerta ainda que “quando não detectado precocemente, o Melanoma pode aprofundar-se na pele e enviar focos para órgãos internos como: fígado, pulmão, gânglios e cérebro, muito rapidamente”.


Segundo a dermatologista, o objetivo da palestra é justamente apresentar quais são os outros tumores de pele, quais os fatores de risco, como é feita a prevenção e o tratamento, além de tirar dúvidas dos pacientes. Na sequência, serão realizados exames dermatológicos para as pessoas que apresentem lesões suspeitas.


Esse trabalho vem sendo desenvolvido pelo Governo da Cidade de Embu das Artes desde 2010, pelo Departamento de Dermatologia da Prefeitura, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referências e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nestes locais, a população poderá obter mais informações.


Confira as datas e os locais das próximas palestras:
09/09/11 – CRAS VISTA ALEGRE
23/09/11 – CRAS PINHEIRINHO
07/10/11 – CRAS EMBU CENTRO
21/10/11 – ASS.PQ.PIRAJUSSARA
04/11/11 – ASS. SÃO MARCOS
18/11/11 – ASS. CRISÁLIDA. TEREZA
02/12/11 – CREAS CASA BRANCA
16/12/11 – ASS. JD SILVIA

As palestras começam às 8h30 e duram aproximadamente 45 minutos.

Júlio Marcondes

Comentários