Café com o CMDCA promove diálogo entre OSCs e poder público em Taboão da Serra
O Lar da Criança Feliz, no Parque Assunção, em Taboão Da Serra, foi palco de um encontro entre representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na manhã desta quarta-feira (16). Com o viés de fortalecer a atuação conjunta em prol da infância e da adolescência, o evento reuniu agentes públicos, palestrantes e membros de diversas entidades sociais da cidade.
A abertura foi conduzida por Luciane Carvalho, presidente do CMDCA, e Jeferson Alves, secretário de Assistência Social (SAS). Segundo Luciene, o encontro teve como principal proposta aproximar as OSCs do Conselho e também entre si.
“Nosso maior objetivo é não só promover essa aproximação, mas também criar pontes entre as organizações, para que conheçam melhor os trabalhos umas das outras. Assim, conseguimos desenvolver um trabalho cada vez mais profissional e com mais qualidade para atender às crianças do município”, afirmou.
Jeferson também ressaltou o papel da gestão municipal no apoio às organizações sociais.
“A Agência Social vai dar um apoio total a todas as OSCs. Eu vejo a importância do trabalho de vocês e da equipe em contribuir para que todas sejam fortalecidas e tenham uma boa gestão. Estou aqui para contribuir com todos no que for necessário”, declarou o secretário.
O secretário municipal de Direitos Humanos, Professor Moreira, também participou do evento e reforçou a importância do diálogo com os conselhos.
“É um momento de trocar ideias, compartilhar experiências e reconhecer os trabalhos relevantes que vêm sendo feitos em Taboão da Serra. Quero parabenizar todos os conselhos presentes e reforçar que seguimos comprometidos com o fortalecimento da política de direitos humanos no município”, disse.
Entre os destaques da programação, Thaís Ferreira de Souza Martins, do CIEE, abordou caminhos para a formalização e expansão das OSCs. A promotora Maria Julia Kaial Cury falou sobre o papel do Ministério Público na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Já Amorim, da Raízes Assessoria, apresentou estratégias para a captação de recursos, orientando sobre gestão financeira no terceiro setor.
O evento proporcionou um espaço de troca, escuta e fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência no município.
Camila Joseph