Cemur recebe 10º Encontro de Autismo com palestras, emoção e inclusão

Idealizado pelo vereador Dr. Ronaldo Onishi, o 10º Encontro de Autismo de Taboão da Serra emocionou e conscientizou dezenas de famílias na manhã de sábado (05), no Cemur. O evento contou com palestras, apresentações e momentos de interação, reunindo familiares, crianças, jovens e adultos autistas em um espaço acolhedor e informativo.

Desde sua primeira edição, o encontro tem como missão dar visibilidade à causa e fomentar políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

“Esse evento representa a concretização de uma luta que abracei desde o início do meu mandato. Queremos promover conscientização, dar visibilidade e lutar pela inclusão das famílias e das pessoas com autismo”, destacou o vereador.

Onishi também lembrou que sua trajetória na causa foi inspirada por Gigi, uma jovem autista que ele acompanha desde a infância. 

“Minha atuação no autismo foi fomentada pela Magda, avó da Gigi, que na época tinha 5 anos e agora tem 18. Hoje, ela estuda na Escola Pet e é um orgulho imenso para todos nós. Por causa da Gigi, e de tantos outros autistas que conheci ao longo do caminho, eu tenho convicção que autismo não impede sonhos.”

A manhã começou com a participação da adestradora Luciene Sobral Bordin, fundadora do projeto Dogtores, acompanhada de Camila Bakari, uma jovem autista de nível 1 de suporte e também treinadora. 

Juntas, apresentaram o cão de assistência Autie e explicaram como a relação entre os cães e os autistas pode transformar vidas.

Na sequência, o musicoterapeuta Pedro Batista falou sobre sua atuação e apresentou ao público como a música pode ser uma potente ferramenta terapêutica e de expressão para pessoas dentro do espectro.

Encerrando o evento, a médica Bruna Ituassu, mãe atípica, CEO da Expotea, especialista em Autismo e neurodesenvolvimento infantil, compartilhou sua ampla experiência no atendimento a autistas e também sua vivência como mãe de uma menina autista. 

“Como mãe, eu sei da importância de sermos ouvidos, de termos acolhimento e informação. Sem isso, a jornada é ainda mais difícil”, disse. 

Durante a fala, ela também destacou um dado preocupante.

 “Segundo os dados do CDC, que é o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, mostram que uma a cada 36 crianças está dentro do espectro autista. A gente tem uma prevalência altíssima. Então, se a gente não falar disso, a gente está ignorando uma realidade que está batendo à nossa porta.”

Ao longo da manhã, o público interagiu com palmas em Libras, acompanhou as palestras com atenção e participou de um café da manhã coletivo, promovendo troca de experiências entre os participantes.

O encontro contou com a presença também do prefeito Engenheiro Daniel, da vice-prefeita Érica Franquini, de secretários municipais e representantes da sociedade civil. A vice é casada com o secretário de Comunicação, João Franquini, pai de um jovem autista, e reforçou seu compromisso com a inclusão por meio da atuação conjunta na gestão.

O prefeito Engenheiro Daniel também falou sobre o compromisso da gestão.

“Mais do que políticas públicas, precisamos de sensibilidade. É ouvindo as famílias, aprendendo com elas, que conseguimos avançar. A escuta é o primeiro passo para uma sociedade realmente inclusiva.”

Ao final, ficou evidente o impacto que ações como essa têm na vida das famílias atípicas. Entre abraços, trocas e depoimentos, o 10º Encontro de Autismo reafirmou o papel como espaço de acolhimento, informação e luta por uma sociedade mais justa para todos.

Camila Joseph

Comentários