Taboão da Serra reforça a importância da vacinação de crianças contra a Covid-19
A vacina faz parte do Calendário Nacional e está disponível em todas as UBSs da cidade
Por Cris Guerra
Diante do aumento no número de casos de Covid-19 em todo o país, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra reforça a necessidade de manter a carteira de vacinação atualizada. A vacinação está disponível para pessoas a partir dos 6 meses de vida. Para se vacinar, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e leve o cartão do SUS, carteira de vacinação e um documento com foto.
“A vacinação ainda é o método mais seguro de prevenir, não só a Covid, mas também outras doenças. Todas as vacinas são testadas e seguras,e é essencial que a população faça sua parte e leve as suas crianças para serem vacinadas”, evidencia o secretário da Saúde, Dr. Ailton Bogalho Júnior.
Segundo a Secretaria de Saúde, a cidade trabalha com todas as vacinas de combate ao Covid-19, que são: Pfizer Baby (de 6 meses a menores de 5 anos), Moderna (de 5 anos a menores de 12 anos e Serum/Zalika (a partir de 12 anos de idade).
Em 2024, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina é ministrada em três doses, sendo a segunda dose quatro semanas após a primeira e a terceira dose oito semanas após a segunda.
A decisão de incluir a vacina do Covid-19 ao calendário foi pautada através da avaliação do cenário epidemiológico relacionado aos casos de óbitos pela doença.
Em 2023, foram levantados dados que revelaram os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 afetavam principalmente idosos acima de 80 anos e crianças com até 1 ano de vida. Os óbitos também costumam ser mais frequentes em crianças nesta mesma faixa etária e idosos acima de 60 anos.
É necessário enfatizar que a vacinação é um direito fundamental das crianças, é dever do Estado e responsabilidade da sociedade garantir a proteção da saúde infantil coletiva. No Brasil, esse direito é respaldado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pais e responsáveis legais têm o dever de assegurar que crianças e adolescentes estejam com as suas carteiras de vacinação em dia.
A vacinação não é apenas uma decisão individual, uma vez que também é um dever de responsabilidade social, pois protege não apenas a pessoa vacinada, mas também aqueles que, por razões médicas, não podem receber a vacina. Negligenciar essa obrigação pode ser considerado violação de direitos da criança.
Serviço:
UBS Jardim das Margaridas
Rua Paulo Augusto de Andrade, nº 400, Jd. Margaridas
segunda a sábado, das 7h às 19h
UBS Jardim Record
R. Imaruí, 47, Jd. Record
segunda a sábado, das 7h às 19h
UBS Parque Pinheiros
Av. Laurita Ortega Mari, 2131, Pq. Pinheiros
segunda a sábado, das 7h às 19h
UBS Dra. Maria José de Albuquerque
Rua José Mari, 13, Pq. Assunção
segunda a sábado, das 7h às 19h
UBS Oliveiras/Marabá
Rua Maria Inês, 34, Jd. das Oliveiras
segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
UBS Santo Onofre
Rua Marechal Artur Costa e Silva, nº 85, Pirajuçara
segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
UBS Silvio Sampaio
Rua Enaura Maria da Conceição, nº 276, Jd. Silvio Sampaio
segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
UBS Santa Cecília
Rua Henrique de Moraes Camargo, nº 143, Jd. Santa Cecília
segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
UBS Jd. Suiná
Rua Albano Leite da Fonseca, nº 111, Jd. Suiná
segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
UBS Jd. Salete
Rua Constantino Dias Lopes, nº 181, Jd. Salete
segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
UBS Panorama
Rua Miguel Carlos Silva, 380, Jd. Panorama
segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
UBS Dra. Tania Regina dos Santos Andrade
Rua Uruguai, nº 73, Jd. América
segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
UBS Clementino
Rua Tsuruki Tsuno, 104 – Jd. Clementino
segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
UBS Parque Laguna
Rua Ida Romissi Gasparineti, 381, Pq. Laguna
segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra