Prefeito de Taboão da Serra esclarece dúvidas sobre o IPTU 2025 em live
O Prefeito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel, realizou uma live na noite desta segunda-feira (10) para esclarecer dúvidas sobre o pagamento do IPTU 2025. A primeira parcela e a cota única do imposto vencem nesta terça-feira, dia 11 de março.
Um dos principais temas abordados foi o aumento nos valores do IPTU de alguns condomínios da cidade. De acordo com o prefeito, o acréscimo ocorreu devido à regularização dos empreendimentos, que passaram a incluir no cálculo do imposto não apenas a metragem dos apartamentos, mas também a das vagas de garagem e das áreas comuns.
"Antes, os moradores pagavam apenas pela metragem do apartamento. Agora, com a regularização, a metragem correta foi considerada, incluindo todas as áreas comuns, como playgrounds, estacionamentos e espaços de lazer", explicou o prefeito. Isso impactou diretamente os condomínios Laranjeiras, Pitangueiras 1 e 2, e Cerejeiras 1, que tiveram a documentação ajustada no último ano.
Outro ponto destacado foi a isenção do IPTU para as 204 famílias afetadas pela enchente de janeiro deste ano. Daniel reafirmou que essas famílias não precisarão pagar o tributo em 2025. No entanto, como os carnês já haviam sido emitidos, aqueles que receberam a cobrança devem procurar a Prefeitura para regularizar a isenção e, se necessário, solicitar reembolso.
Ele também esclareceu que o reajuste geral do IPTU 2025 foi de 4,87%, baseado no índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ele alertou ainda que a anistia de débitos prevista para o segundo semestre do ano se aplicará apenas a dívidas de anos anteriores, não ao IPTU de 2025.
"A anistia é para quem tem dívidas em dívida ativa, ou seja, de 2024 para trás. Não adianta deixar de pagar o IPTU deste ano esperando a anistia, pois ele não será incluído no programa", enfatizou.
O Prefeito salientou que a Prefeitura está aberta para esclarecer dúvidas e realizar correções necessárias nos carnês. "Se algum morador sentir que houve erro na metragem ou no valor cobrado, basta procurar a Prefeitura. Nossos técnicos estão à disposição para conferir a documentação e fazer os ajustes necessários", garantiu.
Além disso, se colocou à disposição para participar de reuniões em condomínios, caso haja necessidade de esclarecimentos para um maior número de moradores.
O encontro virtual contou com a participação da Vice-Prefeita Érica Franquini e os secretários Viviane Camargo, da Fazenda e Adelço Buhrer Junior, Administração e Gestão.
Como acessar o carnê e tirar dúvidas
Para quem ainda não recebeu o carnê do IPTU, a prefeitura disponibilizou a opção de acesso online pelo site atende.ts.sp.gov.br. Além disso, aqueles que receberam carnês em duplicidade devem verificar qual é o correto antes de efetuar o pagamento.
O Prefeito também informou que um plantão especial para atendimento sobre o IPTU está sendo realizado a partir desta terça-feira (11) nos postos do "Atende" do Centro e do Pirajuçara, funcionando das 8h30 às 16h30.
Camila Joseph