Câmara de Taboão da Serra aprova mudança de nome da GCM para Polícia Municipal
Na sessão desta terça-feira (25), a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou a mudança do nome da Guarda Civil Municipal (GCM) para Polícia Municipal. A decisão segue uma tendência adotada por outras cidades e busca fortalecer a identidade da corporação e seu reconhecimento como parte da segurança pública.
Durante a sessão, o vereador Dr Ronaldo Onishi ressaltou a evolução do papel da GCM ao longo dos anos e a importância do novo nome para consolidar sua atuação na proteção da população. "A guarda civil hoje mudou. Ela desempenha um papel fundamental na segurança pública, não sendo mais apenas um guarda patrimonial como era no passado. Essa medida, junto ao reconhecimento do Supremo Tribunal Federal e do nosso prefeito, reforça a importância dessa instituição na defesa da vida dos cidadãos. Agora, os guardas municipais poderão atuar realmente como polícia, realizando abordagens, patrulhamento preventivo e ostensivo. A Guarda Municipal hoje é o braço forte da lei."
O presidente da Comissão de Segurança Pública, Sandro Ayres, também celebrou a aprovação do projeto."Essa mudança reforça a autoridade e o papel essencial da nossa corporação no combate ao crime e na proteção da população. Como presidente da Comissão de Segurança Pública, tenho orgulho de contribuir para essa conquista histórica! Seguimos trabalhando por uma cidade mais segura para todos."
A mudança ocorre em um momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirma o papel das guardas municipais na segurança pública. Na última quinta-feira (20), a Corte decidiu que essas corporações podem realizar policiamento ostensivo nas vias públicas, fortalecendo ainda mais sua atuação no combate à criminalidade.
Camila Joseph