Governo de São Paulo autoriza desapropriação de imóveis para expansão da Linha 4-Amarela em Taboão da Serra

O Governo do Estado de São Paulo declarou de utilidade pública diversas áreas em Taboão da Serra para a ampliação da Linha 4-Amarela do Metrô. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (20), permite a desapropriação de terrenos necessários à construção da extensão entre a estação Vila Sônia e o município de Taboão da Serra.

De acordo com a Resolução SPI nº 008/2025, a desapropriação será realizada pela ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha 4. As áreas abrangem um total de 2.296,77 metros quadrados e incluem imóveis situados na Rodovia Régis Bittencourt e na Rua Doutor Getúlio Vargas, ambos no bairro Vila Santa Luzia.

Imóveis Afetados

Entre as áreas desapropriadas estão: Rodovia Régis Bittencourt, nº 78 e 92, Vila Santa Luzia, com área de 1.340,77 m², pertencente a Thiago Rodrigues Cardoso Câmara e Outros; Rua Doutor Getúlio Vargas, nº 54, Vila Santa Luzia, com área de 372 m², pertencente a Massuo Kuabara e sua esposa Isabel Kuabara; Rua Doutor Getúlio Vargas, nº 54, Vila Santa Luzia, com área de 312 m², pertencente a Cristina Mary Kuabara Sototuka, seu marido Jorge Kuma Sototuka e Outros e Rua Doutor Getúlio Vargas, nº 54, Vila Santa Luzia, com área de 272 m², pertencente a Cristina Mary Kuabara Sototuka, seu marido Jorge Kuma Sototuka e Outros.

A medida também permite que a concessionária invoque o caráter de urgência no processo judicial de desapropriação, conforme previsto pelo Decreto-lei Federal nº 3.365 de 1941.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos será responsável pelo custeio das desapropriações, enquanto propriedades pertencentes a pessoas jurídicas de direito público foram excluídas da resolução.

 

Ampliação da Linha 4-Amarela

A expansão da Linha 4-Amarela tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de deslocamento entre a região sudoeste da Grande São Paulo e o centro da capital. O projeto prevê a construção de uma subestação primária e duas novas estações, Taboão da Serra e Chácara do Jockey, beneficiando milhares de passageiros diariamente.

A previsão de finalização das obras é no início de 2028.




Camila Joseph

Comentários