Prefeitura de Taboão da Serra amplia atendimento à pessoas com suspeita de dengue com quatro polos
Serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h, nas UBSs Margaridas, Record, Parque Pinheiros e Dra. Maria José de Albuquerque (Parque Assunção)
Por Vera Sampaio
A Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra disponibilizou para os moradores quatro polos para casos suspeitos de dengue, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim das Margaridas, Jardim Record, Parque Pinheiros e Dra. Maria José de Albuquerque (Parque Assunção). O atendimento aos pacientes sintomáticos é de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Cada unidade conta com equipe com médico e profissionais de enfermagem, que além de fazerem o acolhimento, triagem e consulta, realizam a coleta de exames e a notificação dos casos atendidos.
“Nosso objetivo é desafogar os prontos-socorros do município, possibilitando a essas unidades o atendimento de urgências e emergências. Inicialmente escolhemos essas UBSs por estarem próximas aos laboratórios de análises clínicas, mas se for necessário, ampliaremos o serviço para mais unidades”, explica o secretário de Saúde, Dr. Ailton Bogalho Júnior.
A Secretaria de Saúde capacitou todos os profissionais na rede. Por isto, todas as UBSs estão aptas para o acolhimento, triagem e atendimento dos pacientes sintomáticos. Porém, a coleta de exames para testagem só é feita nos polos. Vale ressaltar todas as 14 UBSs seguem prestando os demais atendimentos, consultas, exames e procedimentos de rotina da atenção básica .
Na Secretaria de Saúde ainda há um núcleo com médicos e profissionais de enfermagem que fazem o monitoramento dos casos confirmados.
“As equipe ligam para os pacientes confirmados e fazem o acompanhamento dos casos sintomáticos do 1º ao 7º dia. As pessoas que foram internadas ou ficaram em observação nos pronto-socorros por causa da dengue, após receberem alta hospitalar também são monitorados. Esse é um cuidado que temos para garantir o devido tratamento e recuperação dos pacientes”, conclui Dr. Ailton Bogalho.
Casos de dengue
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o início de sexta-feira, 14 de fevereiro, Taboão da Serra registrava 208 notificações de suspeitas de dengue, das quais 39 foram confirmadas e 153 descartadas.
Serviço:
UBSs Polos para casos suspeitos de dengue
Segunda a sábado, das 7h às 19h
UBS Jardim das Margaridas - Rua Paulo Augusto de Andrade, nº 400, Jd. Margaridas
UBS Jardim Record - R. Imaruí, 47, Jd. Record
UBS Parque Pinheiros - Av. Laurita Ortega Mari, 2131, Pq. Pinheiros
UBS Dra. Maria José de Albuquerque - Rua José Mari, 13, Pq. Assunção
Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra