Prefeitura de Taboão da Serra estuda criação de Banco de Alimentos Municipal
Transformação do Centro de Triagem de Alimentos no órgão ampliará atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade alimentar
Por: Vera Sampaio
A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Taboão da Serra pretende transformar o Centro de Triagem de Alimentos em Banco de Alimentos. Embora seja conhecido pelo nome, o serviço da Prefeitura não atende a todos os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, o que gera diversas dificuldades ao município.
“A transformação do Centro de Triagem em Banco de Alimentos possibilitará Taboão da Serra atender as famílias em situação de vulnerabilidade com mais qualidade e garantir que tenham a segurança nutricional e alimentar que tanto precisam, uma vez que poderemos firmar parcerias com novas empresas e receber mais doações.”, explica o secretário de Assistência Social, Jefferson Alves da Silva.
Segundo o secretário, o espaço utilizado hoje, localizado na Av. Albert Einstein, 473, no Núcleo Residencial Isabela, não atende às necessidades do município, por isto, a Prefeitura estuda criar o Banco de Alimentos e implantar em um novo local.
Outra situação relatada por Jefferson Alves é que o Centro de Triagem de Alimentos foi encontrado em condições insalubres no início da gestão.
“Quando abrimos o local ficamos chocados, pois haviam muitos alimentos estragados. Eram doações que foram recebidas no final do ano passado, mas se perderam porque não foram distribuídas. Isto é um absurdo considerando a situação de miséria que inúmeras famílias da nossa cidade se encontram”, declarou o secretário.
Jefferson Alves também informou que a Secretaria de Assistência Social, a pedido do prefeito Engenheiro Daniel e da vice-prefeita Erica Franquini, já iniciou o trabalho de recuperação de antigos parceiros.
“Nos últimos quatro anos, a Prefeitura perdeu a parceria com importantes empresas por falta de prestação de contas. Estamos retomando as conversas com esses antigos parceiros, que no passado já fizeram doações generosas, para viabilizar o recebimento dos alimentos novamente e assim beneficiar nossos munícipes”, finalizou o secretário Jefferson Alves.
Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra