Família Francalino de Taboão da Serra domina os tatames e alcança o topo do Jiu-Jitsu

O lutador de Jiu-Jitsu taboanense Jean Aparecido Clempe Francalino, de 45 anos, faixa roxa, conquistou o título mundial de 2025,  pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), consolidando uma trajetória vitoriosa nos tatames. Sua filha, Maria Clara de Jesus Clempe Francalino, 10 anos, faixa amarela, também segue colecionando títulos e se mantendo no topo do ranking nacional. Ambos treinam na Ryan Gracie Team - Butantã, sob orientação do professor Pedro Saga e do mestre Vitor Faraccini.

A história de sucesso começou em 2023, quando pai e filha ingressaram nas competições. No mesmo ano, Maria Clara se consagrou Campeã Paulista, Brasileira, Sul-Americana, Pan-Americana, Internacional, SP Open, Nacional e Mundial pela CBJJE, nas categorias ‘’Pluma, Cinza e Amarela ". Em 2024, repetiu o feito e alcançou o bicampeonato em todas essas competições, mas dessa vez ampliando seu legado ao conquistar títulos também na Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e na Confederação Paulista de Jiu-Jitsu (CPJJ).

Jean venceu todas as competições da CBJJE em 2024, sendo Campeão Paulista, Nacional, Internacional, Sul-Americano e Pan-Americano, além de conquistar o bronze no Brasileiro e no Mundial. Em 2025, ele alcançou seu maior triunfo ao se tornar Campeão Mundial pela CBJJE.

As competições ocorreram em locais icônicos do esporte, como o Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida (Ibirapuera), em São Paulo, e o Ginásio de Esportes José Corrêa, em Barueri. Com os excelentes desempenhos, Jean e Maria Clara foram consagrados como número 1 do ranking nacional da CBJJE em 2024.

"Estamos muito felizes, é muita alegria a minha esposa, meus quatro filhos e eu lutamos’’, comemora Jean, que vê no esporte não apenas uma paixão, mas uma oportunidade de crescimento e superação.

Com o foco sempre em novas conquistas, pai e filha seguem treinando forte, com a esperança de seguir brilhando nos tatames e representando o Brasil em competições nacionais e internacionais.

Camila Joseph

Comentários