Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica ainda pode ter temporais nesta sexta

A cidade de São Paulo e outros municípios da Grande São Paulo voltaram a sofrer com temporais nesta quinta-feira, 6 de fevereiro. As fortes áreas de chuva começaram a se desenvolver entre a capital e o Grande ABC no final da tarde e se espalharam pelas primeiras horas da noite. Ruas ficaram alagadas em Santo André e também em São Caetano do Sul, onde o vento forte derrubou árvores. Os núcleos de chuva forte se expandiram muito rapidamente para áreas no centro, da zona sul, zona oeste, norte e zona leste da cidade de São Paulo causando grandes alagamentos, fortes e enxurradas e transbordamento de córregos.

Risco de temporais nesta sexta-feira

Na sexta-feira, 7 de fevereiro,  a Grande SP terá várias horas com sol forte e a temperatura sobe rapidamente, com máximas previstas entre 30°C e 33°C.

 

Com o calor e a grande disponibilidade de umidade no ar, nuvens carregadas voltam a crescer trazendo mais pancadas de chuva para tarde e parte da noite. Há risco de chuva forte e o risco é maior nesta sexta-feira por causa da aproximação de uma frente fria da costa paulista e de mudanças na circulação dos ventos em níveis elevados da atmosfera. 

As pancadas de chuva não devem ser generalizadas e não vão se estender por muitas horas, mas há risco de temporais em alguns locais da Grande SP, com potencial para transtornos como aa formação de alagamentos e impactos no fornecimento de energia.

O dia deve começar numa situação de atenção para o risco de temporais, mas pode evoluir para o nível de alerta no decorrer da tarde.

Fim de semana típico de verão

O fim de semana será típico de verão no estado de São Paulo. Os paulistas vão poder contar com várias horas com sol forte para passear,  mas é preciso redobrar as atenções com a hidratação principalmente das crianças e de pessoas idosas. Temperaturas acima dos 30°C devem ser observadas durante a tarde em praticamente todas as regiões do Estado de São Paulo,  incluindo a Grande SP.

O carnaval está chegando e em muitos locais da região metropolitana de São Paulo ocorrem ensaios das escolas de samba e dos blocos de rua, que estão se preparando para os dias de folia no começo de março. 

Todo mundo deve estar preparado para as pancadas de chuva que voltam a acontecer durante a tarde e em parte da noite.  Algumas dessas pancadas de chuva podem ser com moderada forte a intensidade, mas não vão se prolongar por muitas horas. Mesmo com a chuva, a sensação de calor e abafamento vai predominar durante a tarde.

Quanto choveu na Grande São Paulo?

Na cidade de São Paulo,  os maiores volumes de chuva foram observados em bairros da zona sul, centro, oeste e norte.

Maiores volumes de chuva registrados pelo CGE entre 00h e 24h de 6/2/24

 56,5 mm Ipiranga

 55,4 mm Campo Limpo

 31,0 mm Lapa

 27,8 mm Itaquera

 26,4 mm Santana

Maiores volumes de chuva registrados na Grande SP pelo Cemaden (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) entre 00h e 24h de 6/2/24

66,3 mm Capão Redondo

56,6 mm São Bernardo do Campo

41,8 mm São Paulo/ luz

40,2 mm São Paulo/ Vila Leopoldina

39,5 mm São Paulo/ limão

37,9 mm Santo André

37,6 mm Taboão da Serra

Alagamentos

Pela contabilidade do CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura da cidade de São Paulo,  foram registrados 22 alagamentos devido aos temporais desta quinta-feira,  6 de fevereiro. Foi o segundo maior número de alagamentos na capital paulista este ano, sendo superado apenas pela tempestade do dia 24 de janeiro que deixou 40 alagamentos pela cidade.

Transbordamentos de rios

O córrego Morro do S na zona sul da capital,  transbordou por volta das 20 horas

Granizo

Houve queda de granizo em alguns bairros como Penha,  Artur Alvim e Jaçanã/ Tremembé,  segundo informações do CGE.

Outro autor

Comentários