Prefeitura afirma que mais de 500 famílias ficaram desabrigadas em Taboão da Serra
A Prefeitura de Taboão da Serra informa que a Defesa Civil e as Secretarias de Saúde, Manutenção, Obras e Assistência Social estão trabalhando em diversos pontos da cidade para minimizar os problemas causados pela chuva.
A Prefeitura publicou hoje, 03 de fevereiro, o Decreto nº 12/2025 que decreta situação de emergência no município, o que permitirá o atendimento das famílias com ainda mais celeridade.
Segundo a Secretaria de Obras, em cinco horas choveu torrencialmente, quase 200 milímetros, o que fez os quatro piscinões do município encher. O Rio Pinheiros não suportou as chuvas e transbordou, o que, consequentemente, resultou no transbordamento do Córrego Pirajuçara e o alagamento de importantes vias da cidade.
As regiões mais afetadas pelas chuvas foram o Largo do Taboão, Vila Santa Luzia, Jardim São Matheus, Silvio Sampaio, Jardim Bontempo, e importantes vias como a Avenida Aprígio Bezerra da Silva, Rua João Batista de Oliveira, Rua Getúlio Vargas, entre outras. No momento não há pontos de alagamentos ativos.
Ao todo a Defesa Civil recebeu mais de 50 chamados de diversas naturezas, sendo a principal de pessoas que ficaram ilhadas. Todas as ocorrências sem óbitos.
Mais de 500 residências foram atingidas pelas chuvas e aproximadamente 20 imóveis foram interditados pela Defesa Civil. Ainda não se sabe se as famílias irão para casa de parentes. Se necessário, as pessoas desabrigadas serão acolhidas no Ginásio de Esportes Ayrton Senna, no Jardim Helena.
A Prefeitura realizou a distribuição de marmitex, pães, colchonetes, água mineral, kits de limpeza com balde, cândida, sabão, pano de chão, desinfetante, detergente, entre outros itens.
A Secretaria de Assistência Social está fazendo o cadastro das famílias que foram afetadas pelas chuvas e solicitará os benefícios que forem necessários para o atendimento da população, bem como a entrega de cestas básicas.
A Secretaria de Saúde passou a noite na áreas afetadas e disponibilizou uma ambulância para o atendimento dos moradores. A pasta levou o Consultório Móvel às regiões atingidas para consulta com médico, aplicação de vacina, distribuição de hipoclorito e orientou a população quanto aos riscos da leptospirose e outras doenças associadas à água suja.
Os moradores que tiverem febre ou algum outro sintoma devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
Houve deslizamento de terra em terrenos particulares, também sem vítimas ou óbitos. Uma delas foi na Rua Assaji Yokoyama, no bairro Arraial Paulista, onde o deslizamento de terra resultou na queda de um poste de energia em cima de um caminhão. A Defesa Civil acionou a concessionaria de energia que já providenciou a remoção do poste e os reparos necessários.
DOAÇÕES
A Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade estão arrecadando doações para o atendimento das famílias. Os itens podem ser entregues no Ginásio de Esportes Ayrton Senna (Rua José Francisco dos Santos, 120, Jd. Helena), das 7h às 23h, ou no Fundo Social de Solidariedade (Rua Marechal Floriano Peixoto, 242, Jd. Saporito), das 8h às 17h.
Quem quiser pode contribuir doando:
* alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo, macarrão, molho de tomate, leite em pó;
* água mineral;
* itens de higiene pessoal, como sabonete, escova de dentes, creme dental, shampoo, etc;
* produtos de limpeza;
* ração para animais;
* colchões;
* roupas, cobertores e calçados novos ou usados em bom estado.
A Defesa Civil, bem como as Secretarias de Obras, Manutenção, Saúde e de Assistência Social seguem em regime de plantão para oferecer suporte aos moradores. Se necessário, a população deve solicitar auxílio à Defesa Civil pelos números (11) 4701-0655 ou pelo 199.
Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra