Taboão da Serra teve mais de 10 ataques a ônibus em 2025, diz site

Levantamento do site Linhas Metropolitanas mostra que somente em 2025, mais de dez ônibus já foram alvos de atos de vandalismo em Taboão da Serra. Operadores relataram ao portal Linhas Metropolitanas que que os ataques ocorreram na Avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga BR116), por pessoas à pé nas imediações. Os ataques põem em risco a vida de passageiros e motoristas e precisam de atenção das policias Militar, Civil e Guarda Civil Municipal para conter os crimes.

O levantamento foi publicado após a cidade receber a entrega de 20 ônibus novos, todos com acessibilidade, ar condicionado, USB e telemetria. 

Os casos de vandalismo aumentam o custo de operação da empresa e acabam incidindo negativamente no valor da passagem.

De acordo com os site Linhas Metropolitanas, os ataque ocorrem principalmente quando os ônibus param nos pontos para embarque/desembarque. Segundo eles, os vândalos arremessa pedras em direção aos vidros dos coletivos, que se estilhaçam com o impacto. Nos ataques, ao menos dois passageiros ficaram feridos e precisaram de atendimento médico.

Os locais que mais registraram ocorrências foram os pontos do hipermercado Assaí, no sentido Embu, bem como aqueles entre o Shopping Taboão e a Avenida Vida Nova, no sentido São Paulo. Também foram registrados atos de vandalismo nestes trechos no final do ano passado.

Entre as linhas operadas pelos ônibus danificados, estão a 032 (Itapecerica da Serra/ Parque Paraíso x SP/Metrô Vila Sônia), 078 (Embu/Parque Pirajuçara x SP/ Metrô Vila Sônia) e 079 (Taboão/Jd. São Judas), por exemplo.

Prejuízos para todos

Além do risco aos passageiros, as ocorrências fazem com que os ônibus precisem retornar às garagens para a troca dos vidros quebrados. Isso acarreta em atrasos na operação no dia da ocorrência. De acordo com a Pirajuçara, uma das operadoras das linhas prejudicadas, um ônibus pode ficar mais de 24 horas na manutenção até que ocorram todos os reparos necessários.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo diz que constatou o registro de um boletim de ocorrência para um caso ocorrido no começo de janeiro, e ainda que os fatos passam por investigação, à cargo do 1° DP de Taboão da Serra. Ela diz também que “Exames periciais foram requisitados e os laudos estão em elaboração” “Diligências seguem em andamento para reunir elementos que auxiliem na identificação da autoria”, completou.

Também procurada, a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Taboão da Serra informou que encaminhou o assunto internamente para as devidas tratativas. Caso haja outra resposta, ela será postada aqui.


Notícia publicada originalmente em: https://linhasmetropolitanas.com/2025/01/15/mais-de-dez-onibus-ja-foram-atacados-em-taboao-da-serra-neste-ano/

Outro autor

Comentários