Engenheiro Daniel quer deixar só os faróis do Shopping e do São Judas na Av. Aprígio

Há poucos dias no comando da prefeitura de Taboão da Serra o prefeito Engenheiro Daniel confirmou que quer reduzir a quantidade de semáforos na avenida Aprígio Bezerra, ex-Br-116, no trecho que corta Taboão da Serra. O prefeito disse que pretende deixar em operação os semáforos do Shopping Taboão e do jardim São Judas.

Para garantir a viabilidade da mudança, ele disse que fará o desligamento dos demais faróis para observar o comportamento da cidade e decidir o que fazer. Ele estima que em dois meses será possível iniciar os testes com o desligamento dos semáforos.

“Nós andamos todas as ruas da cidade conversando com a população. Naquele momento as pessoas queriam a retirada dos faróis. A primeira coisa que nós faremos é um estudo e apresentaremos um novo modelo de projeto para a população. Estamos fazendo estudos e em até dois meses queremos fazer o primeiro teste na cidade. Lembrando que será um teste. Vamos decidir o que for melhor para a cidade", ponderou o prefeito.


O prefeito garantiu que não fará mudanças sem respeitar a vontade da população. Ele voltou a afirma que seu desejo é devolver a antiga Régis ao governo federal, mas, avalia que não será fácil, mesmo assim está buscando ajuda política para conseguir realizar o objetivo.

Daniel enfatiza que o desligamento não terá por finalidade a retirada dos faróis, e sim, a melhoria na mobilidade da cidade. “Se após o desligamento ficar bom a população aprovar, os profissionais do transporte público aprovaram, Uber, táxi, motorista de ônibus. Se melhorou para todo mundo, bacana, vamos seguir. Caso contrário, a gente faz novos estudos e vai apresentando a população até a gente chegar ao ideal dentro da nossa realidade. Porém, o meu maior sonho ainda é devolver a Régis Bittencourt [para o Governo Federal]”, ressaltou, fazendo menção ao elevado custo de manutenção da rodovia.

“Hoje a cidade não tem condição de absorver esse custo. Falo isso com conhecimento de causa. Agora que a gente está tendo acesso às contas públicas. A gente está pegando uma cidade com um déficit muito grande, isso também não é só Taboão da Serra. Isso aí é em 90% das cidades", avalia.

Durante a campanha eleitoral de 2024 a municipalização da Régis Bittencourt foi um tema que dominou o debate eleitoral na cidade. Os moradores comumente criticavam os semáforos que eram considerados excessivos, bem como o custo de manutenção da rodovia. 

Sandra Pereira

Comentários