Governo de SP oferece atendimento psicológico gratuito para passageiros do transporte público

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, em parceria com o dr.consulta, viabiliza, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, o projeto “É falando que a gente se cuida”, que oferece atendimento online com psicólogos em uma cabine vai circular por quatro estações do Metrô, da CPTM e terminais da EMTU. Os 6,7 milhões de passageiros que utilizam diariamente o transporte público de São Paulo terão acesso a sessões gratuitas de atendimento psicológico.

A iniciativa retorna após o sucesso da primeira edição, que aconteceu no Setembro Amarelo, estendendo a ação para 2 meses de duração. A ideia é reforçar a importância da prevenção e da escuta quando o assunto é saúde mental. “Na correria do dia a dia, muitas vezes a saúde emocional pode ficar em segundo plano. Ao levar acolhimento psicológico gratuito para onde circulam milhões de pessoas, temos a chance de mudar essa cultura e conscientizar as pessoas sobre como a prevenção a questões de saúde mental tem o poder de transformar vidas”, aponta Paulo Yoo, diretor médico do dr.consulta.

O período escolhido para a volta do projeto também tem uma razão importante: dezembro é um mês em que distúrbios de saúde mental ficam mais evidentes por conta das festas de final de ano e janeiro é o mês do calendário dedicado à saúde mental, o chamado Janeiro Branco.

Projeto “É falando que a gente se cuida” oferece atendimento online com psicólogos em uma cabine vai circular por quatro estações do Metrô, da CPTM e terminais da EMTU. Foto: Governo de SP

Um levantamento recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que 5,8% de toda a população brasileira sofre de depressão, o que equivale a quase 12 milhões de pessoas. Ainda temos mais um fator crítico, muitos dos casos não são notificados, considerando-se o território nacional. Além disso, até 60% das pessoas que cometeram suicídio nunca buscaram ajuda de um profissional de saúde mental ao longo da vida, contribuindo para a exacerbação do sentimento de desesperança e agravo do problema.

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Por isso, o projeto abre também uma discussão importante sobre a seriedade do tema e a necessidade de as pessoas procurarem por ajuda qualificada quando seus sentimentos não estão em um estado de equilíbrio psicológico. “Não é só sobre falar, mas sobre dialogar com profissionais tecnicamente preparados que possuem escuta terapêutica e estão conectados com as necessidades individuais do paciente, tratando problemas relacionados a emoções, comportamentos e processos mentais”, comenta Eliane Thot, psicóloga do dr.consulta.

A ação “É falando que a gente se cuida” vai circular por 4 estações do Metrô, da CPTM e da EMTU em janeiro, dos dias 6 a 31, nas estações Tamanduateí (CPTM), São Mateus (EMTU), Tucuruvi (Metrô) e Eng. Goulart (CPTM). Os atendimentos virtuais ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h.

SERVIÇO

“É falando que a gente se cuida”
Horário: 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h
Datas: 6 a 31 de janeiro

  • De 6 a 10 de janeiro: Estação Tamanduateí (CPTM)
  • De 13 a 17 de janeiro: Estação São Mateus (EMTU)
  • De 20 a 24 de janeiro: Estação Tucuruvi (Metrô)
  • De 27 a 31 de janeiro: Estação Eng. Goulart (CPTM)

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegurem a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, EMTU e o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.

Sobre o dr.consulta

O dr.consulta é uma rede de saúde que integra atendimento primário e secundário para toda a região metropolitana de São Paulo. Utiliza tecnologia avançada para levar saúde de qualidade a preços acessíveis a toda a população.

Com mais de 3 milhões de pacientes atendidos e 29 centros médicos próprios, oferece atendimento em mais de 60 especialidades, tendo a disposição mais de 3 mil tipos de serviços entre consultas online e presenciais, exames de análises clínicas, de imagem e de outras especialidades, atendimento domiciliar, vacinas, serviços odontológicos, micro procedimentos e cirurgias de baixa complexidade.

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