Taboão se classifica para o Campeonato Brasileiro de Bocha Paraolímpica

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/08/2011

De 28 a 30 de julho, sete atletas da Associação Paradesportiva de Taboão da Serra (APTS) participaram no Guarujá da 7ª edição do Campeonato Regional de Bocha Paraolímpica. Os taboanenses Danilo Xavier e Mateus Nicolas sagraram-se campeões regionais na classe BC-3, categoria que é jogada com equipamento denominado de calha, que é utilizado quando o atleta não possui coordenação motora nos membros superiores.

Com a conquista, Danilo e Mateus conquistaram o direito de disputar o Campeonato Brasileiro de Bocha Paraolímpica, que acontece no mês de outubro, em Uberlândia, Minas Gerais. A cidade taboanense já foi sede no ano de 2009 do 9º Campeonato  Regional Sudeste de Bocha Adaptado e recebeu cerca de 250 atletas e acompanhantes das cidades de Jacareí, Suzano, Mogi das Cruzes, Guarujá, Santos e São Paulo.

Para o presidente da APTS, Marcelo Demarco, o apoio do governo municipal reflete cada vez mais a inclusão das pessoas com deficiências em Taboão da Serra que através da prática esportiva mostram superação. 

O jogo de bocha representa um dos esportes mais desafiadores e de significativo crescimento em todo o mundo, principalmente, por ser uma modalidade direcionada a pessoas que apresentam um quadro severo de disfunção motora, propiciando uma verdadeira condição de inclusão e igualdade de participação com outros alunos sem deficiência.

O princípio da modalidade é o mesmo do tradicional, que é lançar as bolas o mais próxima da bola alvo (bolim) dentro de uma quadra especialmente marcada.  Para auxiliar os atletas também são utilizadas calhas que ajudam a execução dos movimentos.

Renata Gomes

Comentários