Caravana da Mulher realiza 1º Seminário Regional para enfrentamento à violência doméstica, familiar e de gênero

25/07/2024 | Outro autor

A Caravana da Mulher, uma iniciativa da Rede Nacional de Consórcios Públicos, realizou o 1º Seminário Regional para Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e de Gênero através do CONISUD – Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo, nesta quarta-feira, 24, no Centro Cultural Mestre de Assis, em Embu das Artes.

O evento reuniu mais de 150 pessoas e contou com a presença de representantes do segmento como a 1ª Delegada da Mulher do Mundo, Dra. Rosmary Correa; o Procurador de Justiça do Estado de SP Dr. Claudio Escavassini; a Secretária da Secretaria da Mulher de Embu das Artes, Dra. Fernanda do Rosário; o Presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges; o Presidente do Condemat e Prefeito de Salesópolis Vanderlon Gomes; Dra. Ana Sylvia, Juíza do Município de Embu das Artes e demais autoridades.

Os painéis foram ministrados por técnicos com temas direcionados ao combate à violência contra mulher. Na parte da manhã, agentes municipais apresentaram suas ações e políticas públicas para mulheres nas cidades; os consórcios Condemat, Cioeste, Consórcio do ABC e Cimbaju passaram informações sobre o programa Casa Abrigo – Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência e demais ações que executam; e para encerrar os painéis do primeiro período, o assunto “Empreendedorismo” foi pauta com orientações sobre capacitação, cursos e independência financeira com representantes da ACISE – Associação Comercial Industrial e Serviços de Embu e o SEBRAE.

No período da tarde foram debatidos temas dentro das rodas de conversa como aspectos históricos e desigualdade de gênero; formas de violência, crimes e medidas protetivas; violência doméstica e familiar e os direitos das crianças e adolescentes. Agentes dos poderes executivo, legislativo e judiciário falaram da importância da união entre a região para combater a violência contra a mulher.

“Nós estamos fazendo essa Caravana da Mulher circular em todo o país e em todas as regiões. O objetivo é levar informação a quem está na linha de frente e nós entendemos a importância de ter instituições do poder executivo, legislativo e judiciário dentro desse movimento. Nós precisamos nos unir para vencer essa chaga nacional”, disse o Presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges.

O evento foi encerrado com a leitura da carta do CONISUD ao Governador Tarcísio de Freitas com um compilado de sugestões para implantação em seu governo com objetivo de minimizar a violência contra as mulheres na região Sudoeste e toda a Grande São Paulo.

 

Comentários