TRE-SP abre cadastro para voluntários em Libras para as eleições

Por Outro autor | 4/06/2024

Colaboradores vão atuar nos locais de votação, auxiliando eleitores surdos ou com deficiência auditiva. Prazo para se inscrever vai até 14 de junho e pode ser feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) iniciou o cadastramento de pessoas voluntárias com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que tenham interesse em participar dos trabalhos das eleições 2024.

O prazo para se inscrever vai até 14 de junho.

De acordo com o TRE, os colaboradores vão atuar nos locais de votação, auxiliando eleitores surdos ou com deficiência auditiva.

Para participar, basta acessar o site do TRE-SP e preencher um formulário de inscrição específico para pessoas voluntárias com conhecimento em Libras.

Serão observados os procedimentos de segurança e tratamento dos dados da voluntária ou do voluntário que se cadastrar, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ainda conforme o TRE, as pessoas que atuam nas eleições têm direito a dois dias de folga para cada dia de serviço prestado e recebem auxílio-alimentação no valor de R$ 60,00 por turno de votação.

É possível ainda ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital e utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar em universidades.

O primeiro turno das eleições 2024 está marcado para 6 de outubro. Eleitores de cidades em que houver segundo turno voltam às urnas em 27 de outubro.

Comentários