Tapete de Corpus Christi de Itapecerica será confeccionado dia 30

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/05/2024

O tradicional tapete de Corpus Christi de Itapecerica da Serra será confeccionado na quinta-feira, 30 de maio. Como acontecem todos os anos, a Prefeitura dará todo suporte na realização do evento turístico e religioso, que contará com a participação de diversos voluntários, que colaboram na execução dos desenhos artísticos.

Serão confeccionados 48 tapetes, com a utilização de serragens coloridas e pedrinhas dolomitas. Os quadros serão montados pelas ruas do entorno do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, no centro da cidade. A partir das 4h da manhã, os voluntários da igreja, alunos das escolas e colaboradores de diversas secretarias da prefeitura iniciam os trabalhos.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A celebração do Corpus Christi é uma das mais tradicionais festas religiosas do Brasil. Em Itapecerica da Serra, a Santa Missa acontece às 15h, no Largo da Matriz, seguida da procissão.

Este ano, as seguintes Paróquias serão contempladas com o material: Nossa Senhora dos Prazeres; Comunidade São Pedro - Jardim Sampaio; São Pedro Apóstolo - Jardim São Pedro; Comunidade Nossa Senhora da Conceição - Jardim Jacira; Capela Maria Mãe dos Pobres - Jardim Analândia; Paróquia Jesus de Nazaré - Santa Júlia; Santa Clara de Assis - Branca Flor; Santa Luzia - Vila Calu; Capela Nossa Senhora das Dores – Jardim Cinira; Comunidade São João Batista - Jd. Itapecerica; São Francisco de Assis - Valo Velho; Paróquia Santa Rita de Cássia - Valo Velho; Seminário Maria Mater Ecclesiae - Jardim Imperatriz. 

A confecção dos tapetes contará ainda com a colaboração das escolas: Professor Massako Higashioka; Matilde Maria Cremm; E.E. Jardim Jacira; Joaquim Fernando Paes de Barros Neto; Colégio Mão Amiga; Poeta Angenor de Oliveira, além da Autarquia de Saúde e da empresa de paisagismo Uniflora.

Comentários