SP registra queda de homicídios, roubos e latrocínio em 1ºano de governo de Tarcísio de Freitas
27/01/2024 | Outro autor
No primeiro ano do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), São Paulo registrou queda no número de homicídios, roubos e latrocínios, segundo estatísticas oficiais divulgadas nesta sexta-feira (26/1).
Já os furtos aumentaram e os casos de feminicídio e estupro bateram recorde negativo em 2023.
Os dados são da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e são referentes ao período entre janeiro e dezembro. Segundo a pasta, 2.728 pessoas foram vítimas de homicídio em 2023 – o menor índice da série histórica, iniciada em 2001, e que representa um recuo de 10,4% em relação ao ano anterior.
A queda interrompe uma tendência de aumento que era observada em 2022, quando o número de pessoas assassinadas havia voltado a subir e chegou a 3.044 em São Paulo. Entre os casos registrados em 2023, no entanto, estão episódios que chocaram o estado.
Em março, um adolescente de 13 anos entrou com uma faca na Escola Estadual Thomazia Montoro e golpeou ao menos 12 vezes a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos. A mulher não resistiu aos ferimentos, morrendo no local.
Outro atentado foi registrado em outubro. Dessa vez, um adolescente de 16 anos matou uma colega e feriu outras duas na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste.
Mensagens reveladas pelo Metrópoles mostram que ele foi incentivado e instruído a cometer o atentado por integrantes de um grupo do qual fazia parte no Discord, plataforma de conversas em texto, voz e vídeo popular entre os jovens.
*Com informações do site Metrópoles