SAMU Regional: Conquista para Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 3/08/2011

O Conisud - Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo realizou na manhã do último sábado, 30 de julho, o lançamento do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) Regional, um marco para a saúde dos municípios. Centenas de pessoas e autoridades de toda a região participaram do evento realizado na sede localizada em Embu das Artes, que também marcou a entrega de 12 ambulâncias. A conquista é fruto do trabalho incessante do prefeito Jorge Costa enquanto presidente do Consórcio (2009-2010).

O prefeito de Itapecerica da Serra discursou durante o lançamento. “Quero parabenizar a toda esta equipe do SAMU que foi formada. A sede é um espetáculo, bem localizada, a menos de um minuto da BR, um local muito agradável que trás conforto a esses trabalhadores que vem lutando pela vida da nossa população”.

A Central de Regulação Médica, responsável por receber os chamados do telefone 192, localizada na rua Pataxós, 109, Jardim Magali, estará interligada aos outros quatro municípios que compõe o SAMU Regional: Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba.

“Quero agradecer o empenho e a luta dos prefeitos, vereadores, secretários e funcionários por colaborarem por este serviço, que é tão importante para a nossa região. Com certeza, o SAMU Regional é um grande presente para toda a população, por fornecer um serviço rápido e de qualidade”, disse a coordenadora do SAMU Regional, Renata Lamana.

As 12 ambulâncias que foram entregues são divididas em duas categorias: unidade de suporte básico e de suporte avançado. A primeira é tripulada por um motorista/socorrista – treinado para auxiliar no atendimento às emergências – e um técnico de enfermagem. A de suporte avançado é UTI Móvel, tripulada por um médico intervencionista e um enfermeiro que, quando necessário, também dá suporte à unidade básica.

O SAMU é responsável por atender emergências clínicas, traumáticas, obstetrícias (no caso de partos, por exemplo) e psiquiátricas. A equipe se desloca para os mais diversos locais abrangendo desde domicílios até vias públicas e locais de trabalho.

A animação do evento ficou a cargo da Banda Municipal de Embu das Artes, regida pelo maestro Elias Evangelista. Participaram também do lançamento do SAMU Regional a superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Michelle Sales; o vereador e presidente da Câmara de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves (Chuvisco); os vereadores José de Moraes e Zé Maria; o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito; prefeita de Juquitiba, Aparecida Maschio; deputado estadual Geraldo Cruz; entre outras autoridades.

Comentários