Ministro da Saúde visita sede do SAMU Regional

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 1/08/2011

Representantes da Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra participaram da visita do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, na manhã deste sábado, 23 de julho, às instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional, em Embu das Artes.

O ministro tomou café da manhã com os servidores, vistoriou as instalações modernas, que serão inauguradas no dia 30 de julho, e cumprimentou todos os funcionários que irão atuar na base do SAMU. De Itapecerica da Serra, estiveram presentes a coordenadora técnica Karina Passos, a coordenadora administrativa Simone da Luz, a procuradora Patrícia Zillig, entre outras autoridades da região.

O SAMU Regional é uma conquista dos municípios que integram o Conisud - Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo.  A Central de Regulação Médica, responsável por receber os chamados do telefone 192, será em Embu das Artes e estará interligada a outros quatro municípios: Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba.

Os chamados são realizados através do número 192. As ligações serão redirecionadas para a Central de Regulação do SAMU. Um médico regulador atende a chamada e analisa o caso, por meio de uma conversa com o munícipe. As solicitações são organizadas por chamada e ordem de prioridade médica e, então, encaminhadas à ambulância.

“A conquista desse novo serviço de atendimento médico comprova os avanços que estamos contabilizando na área da saúde”, declarou o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa.

As ambulâncias são divididas em duas categorias: unidade de suporte básico e de suporte avançado. A primeira é tripulada por um motorista/socorrista – treinado para auxiliar no atendimento às emergências – e um técnico de enfermagem. A de suporte avançado é UTI Móvel, tripulada por um médico intervencionista e um enfermeiro que, quando necessário, também dá suporte à unidade básica.

O SAMU é responsável por atender emergências clínicas, traumáticas, obstetrícias (no caso de partos, por exemplo) e psiquiátricas. A equipe se desloca para os mais diversos locais abrangendo desde domicílios até vias públicas e locais de trabalho.

Para garantir a eficiência e agilidade ao atendimento, a Central de Regulação Médica tem toda a infraestrutura necessária para fazer a localização, em tempo real, das ambulâncias mais próximas para atender a ocorrência, além de sistema de coleta de dados dos eventos para auxiliar na prevenção e radiocomunicação, com tecnologia digital, em canal aberto com todos os municípios.

Comentários