Alunos da Escola de Gastronomia recebem Gerentes de Redes Hoteleiras

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 29/07/2011

Os alunos da Escola Municipal de Gastronomia puderam na manhã desta quinta-feira, 28, interagir com dois profissionais do mais alto nível do setor Hoteleiro do país. Carlos Bernardo, gerente geral da rede Novotel e Daniel Galante, gerente geral dos hotéis Mercure, ambos integrantes do grupo francês Accor.

O salão da escola contou com a participação de cem pessoas, a maioria alunos, que puderam conhecer um pouco da história dos gerentes. Carlos Bernardo, por exemplo, contou que iniciou a carreira há mais de 25 anos, como ajudante de garçom. Ele deu alguns detalhes de como fez para ascender ao cargo de gerente geral, dicas importantes para quem está começando.

“Trabalhava em uma indústria durante a semana, e aos finais de semana era garçom. Poderia até ter seguido numa carreira ligada à essa primeira atividade, mas onde estaria a paixão? É preciso amor naquilo que se faz, por isso, fui me dedicando à hotelaria, especialmente à gestão de pessoas, para mim, é gostoso desenvolver pessoas”, conta Bernardo.

A fala do gerente é condizente à do prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, formar pessoas é o essencial. “Como a maioria dos políticos, poderíamos nos preocupar em fazer grandes obras físicas, mas procuramos, aqui  em nossa cidade, formar as pessoas, dando oportunidade para todos”, afirma ele.

A Escola de Gastronomia iniciou suas atividades com cursos que tratam da realização e planejamento de eventos e administração na hospitalidade. Daniel Galante, dos hotéis Mercure, também falou um pouco de sua formação e de como a rede se comporta no atendimento dos hóspedes e disse que cada unidade tem suas particularidades, conforme a localidade em que se encontra.

“Essa foi uma opção da marca, fugindo da padronização, isso lhe dá algumas vantagens no mercado”, explica Galante

Os alunos puderam ainda realizar perguntas e tirar dúvidas com os profissionais. Angela Otani, perguntou sobre o que fazer, já que pretende se “tornar uma gerente geral em dois anos”.

Os gerentes lhe responderam que ninguém se “torna gerente”, mas é lapidado com a vivência na profissão, ambos elogiaram a determinação da aluna em ter o foco bem definido.

Isabel Pereira, também aluna da escola perguntou sobre sustentabilidade e como é a existência de um departamento que trabalhe essa questão nos hotéis. “Na verdade, não gosto de deixar isso a cargo de um departamento, mas sim, fazer com que isso se torne uma prática de todos os colaboradores, cuidando do disperdício de água, apagando-se uma luz que ficou acesa, com ações desse tipo”, explicou Daniel Galante.

A secretária Jacira Moreti, que fez a abertura do evento, disse que essa foi uma oportunidade única para os alunos. “Temos uma grande graça aqui hoje, poder receber aqui esses profissionais gabaritados, que servem como exemplo para nossos alunos, afirma ela.

“Os 70 alunos da escola participarão no dia 13 de agosto de uma visita técnica em uma das unidades do Novotel, onde permanecerão por três horas, conhecendo todos os ambientes oferecidos aos hóspedes, bem como sua dinâmica interna”, informou a diretora de escola, Lilian Moreira.

Marcelo Valladão

Comentários