Prefeitura de Taboão da Serra realiza formação para profissionais sobre matriciamento em Ginecologia Obstétrica

05/10/2023 | Prefeitura Municipal de Taboão da Serra

O Governo Municipal de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde (SMS), realizou uma formação e matriciamento, que tem a função de integrar os profissionais com as famílias para que assim tenham um suporte para discussões em alguns casos e intervenções terapêuticas, em Ginecologia Obstétrica para os médicos ginecologistas, generalistas, preceptores e enfermeiros, na sexta-feira, dia 15/09, na UNIFECAF.

O encontro teve o intuito de instruir os profissionais na hora da realização do pré-natal das gestantes do município, principalmente sobre os cuidados com aquelas que tem algum problema de saúde, como o diabetes.

Antonio Carlos Pacheco, que é médico ginecologista responsável pelo ambulatório de Alto Risco do município, ao ministrar a palestra comentou que ficou feliz em ver o pessoal realmente participando. “Fico muito satisfeito, vamos acumulando conhecimento com mais de 35 anos nisso, então é interessante podermos partilhar e principalmente pelo fato de trabalharmos como referência para esse pessoal, no pré-natal de Alto Risco. A ideia é normatizar o fluxo de encaminhamento para que possamos reduzir risco, morte, tanto materna, como da criança. Acho que o objetivo é esse”, disse.

“Capacitar os profissionais da saúde é de suma importância porque isso faz com que eles se atualizem na sua área e executem com maestria seu ofício. O Governo da Reconstrução se preocupa com a cidade e principalmente com os munícipes, que são parte fundamental do nosso município. Investir em formação dos servidores, é a melhor opção que podemos escolher!”, disse o Prefeito Aprígio.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, comentou que há uma necessidade em formar os servidores. “A SMS está sempre procurando meios de poder incentivar e qualificar os nossos profissionais para que cada vez mais os atendimentos fiquem com ainda mais qualidade. Estamos em constante mudança, então é de suma importância que eles estudem e se capacitem quantas vezes precisar!”, afirmou.

“O município tem um Núcleo de Educação Permanente (NEP), que discute em reuniões de equipe técnica todas as demandas que as equipes médicas e de enfermagem trazem, assim como a equipe multiprofissional e o treinamento foi pensado nesse sentido. Temos um Comitê de Mortalidade Materno Infantil, então sabemos que o pré-natal, principalmente os de Alto Risco, precisa de capacitação contínua, então fizemos um convite para o Dr. Antonio trazer um pouco do conhecimento que ele tem para a equipe. Quanto mais preparado o profissional está, mais seguro ele se sente para poder fazer o manejo e o acompanhamento dessas pacientes, que são as nossas gestantes”, disse a subsecretária de Saúde, Danielle Mota.

Comentários