Câmara de Itapecerica recua e retira apoio ao Transporte Alternativo

Por Sandra Pereira | 11/12/2009

Depois de declarar apoio ao Transporte Alternativo de Itapecerica da Serra a Câmara Municipal recuou. Os vereadores aprovaram há dois meses uma emenda que previa a participação de pessoas físicas na licitação do transporte que deve acontecer no próximo ano. A aprovação foi amplamente comemorada pela categoria que lotou a Câmara na ocasião. Mas, a prefeitura vetou o projeto e ele voltou a ser apreciado pela Câmara.

Dessa vez, em votação secreta, os vereadores decidiram por 6 votos contra 5 e uma abstenção manter o veto  da prefeitura. Com isso, a esperança da categoria de permanecer no sistema como atualmente foi por água abaixo.  
 A idéia é dar caráter jurídico aos134 detentores de alvarás na cidade, segundo Clóvis Pinto.

“Eu gelei quando vi o veto. O parecer dizia que o projeto era ilegal e inconstitucional. Esse projeto foi muito discutido, por isso me senti como um bandido. Nossa assessoria jurídica garante que o projeto não é ilegal, inconstitucional e nem possui vícios de iniciativa”, justificou o vereador durante a defesa do projeto na Tribuna.

Ele acrescentou que ao rejeitar o veto do prefeito os vereadores estariam defendendo um segmento que há décadas existe na cidade. “Não fosse o transporte complementar Itapecerica estaria numa situação muito difícil”, defendeu.

peruei.jpg

Perueiros deixaram o plenário revoltados com os vereadores da cidade

 Mas, apesar do esforço de Clóvis Pinto o veto da prefeitura foi mantido. Vários perueiros deixaram o plenário indignados. Eles acusavam os vereadores de só procurar a categoria no período eleitoral. Os mais revoltados prometiam até mesmo rechaçar os vereadores em função da manutenção do veto da prefeitura.

“Vocês não deixam pais de família trabalhar”, criticavam.
O clima ficou tenso na Casa. Enquanto os perueiros deixavam o local indignados o vereador Clóvis Pinto, autor do projeto, tentava acalmar os ânimos e renovar as esperanças da categoria.

Além de garantir a participação das pessoas físicas no certame o documento  dava estabilidade aos atuais operadores até que o processo licitatório seja concluído. A categoria considerava o apoio da Câmara fundamental para vencer a crise instalada na cidade desde o anuncio da licitação.

O edital que vai nortear o certame deve ser apresentado na próxima semana. Apesar de dividida a categoria promete se mobilizar. A maioria afirma que não tem como sobreviver sem o trabalho.

A situação do Transporte Alternativo de Itapecerica é bem parecida com a de Taboão da Serra, onde a licitação segue na fase de avaliação da documentação. 

perueir.jpg

Após deixar o plenário categoria se reuniu na entrada da porta da Câmara, mobilização vai continuar

Comentários