Usuários de drogas da Cracolândia, no Centro de SP, pintam rua para demarcar espaço
Usuários de drogas da Cracolânida, no Centro de São Paulo, pintaram uma faixa branca na Rua Vitória para demarcar o espaço do fluxo, local onde ocorre a venda e o consumo da droga.
Segundo moradores da região, a pintura foi feita nesta terça-feira (10).
Questionada sobre o episódio, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) se limitou a dizer que as forças de segurança da região central acompanham as variações do fluxo e estão intensificando as ações de policiamento na área citada.
"A Polícia Civil, por meio do trabalho de inteligência e investigação, já identificou e prendeu 196 criminosos que atuavam na região da cracolândia, desde junho de 2021. As investigações integram o trabalho multidisciplinar que visam o combater ao tráfico de drogas e a garantia do atendimento de saúde aos usuários. Já a PM realiza o policiamento ostensivo e preventivo na área e, periodicamente, reorienta as equipes nas áreas com maior incidência criminal", diz a nota da SSP.
Em 2022 a prefeitura e o governo do estado realizaram diversas ações para tentar combater o tráfico de drogas da região.
As medidas, entretanto, não impediram a venda e o consumo no local, apenas fizeram com que os usuários se espalhassem pelo Centro.
Donos de hotéis do bairro chegaram a enviar pedidos de ajuda à Secretaria do Turismo por causa dos prejuízos acumulados por conta das ações de dispersão.
No ano passado, mais de 100 hotéis registraram queda nas reservas. A área é procurada principalmente por dois tipos de turistas: os que vão para as compras em regiões como a 25 de Março e o Brás, e os que participam de eventos corporativos.
Assessoria de Imprensa