Com 36% de faltantes em todo Brasil, abstenção no 2º dia de Enem cresce em 2022

21/11/2022 | Mariana Félix

O segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) registrou 35,99% de abstenção no segundo dia, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgados nesta segunda-feira, 21. No ano passado, o índice foi de 30,8%.

Em Taboão da Serra, por exemplo, em uma sala da Faculdade FECAF faltaram 20 alunos no segundo dia, muitos acreditam que esse número tenha interferência na abertura dos jogos da Copa do Mundo de 2022.

Reaplicação de provas

Os estudantes que perderam as provas por um dos motivos previstos no edital têm até sexta-feira (25/11) para solicitar a reaplicação do exame. O pedido deve ser feito pela página do participante no site do Inep.

A reaplicação deverá ser em 10 e 11 de janeiro de 2023, datas em que serão realizadas as provas para pessoas privadas de liberdade ou que estejam cumprindo medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Os dois motivos que justificam a reaplicação são:

  • doença infectocontagiosa; e
  • problemas logísticos, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior.

No primeiro dia de aplicação do certame, a taxa de abstenção foi de 26,7%. Um total de 2.490.880 candidatos fizeram a prova – 73,3%% (3.396.632) dos inscritos. As abstenções, portanto, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), correspondem a 26,7% (ou 905.752).

Problemas

Segundo o Inep, 5.126 participantes foram eliminados das provas por desrespeitarem as regras, ou seja, por portarem equipamentos eletrônicos, não atenderem às orientações dos fiscais, utilizarem materiais impressos ou ausentarem-se do local de prova antes do horário permitido.

A autarquia registrou que, durante a realização do exame, pelo menos 193 estudantes foram afetados por problemas logísticos como emergências médicas durante a realização das provas, interrupção temporária de energia elétrica e problemas com abastecimento de água. Desses, 162 estavam fazendo o Enem impresso e 31, o digital.

 *Com informações do Metrópoles

Comentários