Taboão da Serra realiza 3ª Parada da Diversidade no Parque das Hortênsias
24/10/2022 | Da Redação do Jornal na Net
No último sábado (22), os grupos Taboafro Feira Cultura e Projeto Cultural Feijoada de Ogum, com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Taboão da Serra, realizaram a 3ª Parada da Diversidade na cidade. As mais de seis horas de atrações com artistas da comunidade LGBTQIAP+, sendo muitos deles regionais, e expositores com tendas oferecendo desde comida até artesanato, atraíram centenas de pessoas durante todo o dia de evento que aconteceu no Parque das Hortênsias.
Antes da concentração no Parque das Hortênsias houve a Caminhada pela Diversidade, com partida da escola Domingos Mignoni, localizada no Parque Santos Dumont. Ao chegarem no local da Parada os munícipes puderam apreciar shows, danças, intervenções, performances, DJs e uma feira cultural e gastronomia.
Comandado pela apresentadora Rychelle Rhayry, o evento contou com performances de artistas como: Natasha Princess, Letícia Barbierry, Emanuelle Volkmer, Safyra Mendes, Kettlyn Vóus, Valentina Sawa, DJ Gab Sonzah, DJ Alcimar, DJ Drermer e Resenha de Crioulas. Muitos desses artistas nasceram ou já moraram na cidade de Taboão da Serra e se mostraram lisonjeados em prestigiar o evento.
Preconceito
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2020, foram registradas 1.169 lesões corporais dolosa contra a população LGBTQIAP+ no Brasil. Além disso, uma pesquisa realizada pela UNI Global Union sobre direitos e percepção de trabalhadoras e trabalhadores LGBTQIAP+, ao avaliar os direitos individuais, revela que 68% das pessoas já viram, ouviram ou vivenciaram algum ato de violência contra profissionais por sua identidade de gênero ou orientação sexual.
E, infelizmente, a Parada da Diversidade de Taboão também foi palco para um caso de agressão verbal contra a apresentadora Rychelle Rhayry. Entre o intervalo das atrações, a apresentadora subiu ao palco e revelou ao público que teria sido hostilizada e atacada verbalmente por um dos colaboradores da equipe de som, terceirizados do evento.
“Eu vim aqui para prestigiar a causa e fazer o meu trabalho e não vou aceitar esse tipo de comportamento! Então, eu exijo respeito!”, declarou a apresentadora.
Apesar do infeliz ocorrido, não houve mais nenhum registro de discriminação ou confusão durante o decorrer do evento. Demais artistas e organizadores também reforçaram a mensagem de conscientização e se solidarizaram com Rychelle.
“O principal papel da Prefeitura, neste caso, é fomentar políticas afirmativas para a População LGBTQIAP+ dentro da nossa cidade, assim mostramos que é possível e necessário sentir orgulho de ser quem se é”, declarou Pai Joel de Xangô, secretário adjunto de Cultura e Turismo. “A parada da diversidade não é só festa, é uma forma que se tem de poder reafirmar o direito das políticas afirmativas de inclusão”, finalizou.