Conheça a história da cidade de Taboão da Serra

A origem de Taboão da Serra, está diretamente ligada à colonização da igreja católica através do processo de catequização dos indígenas da região. O nome Taboão, vem de uma planta chamada "taboa" que cresce em lugares com muita água, como no cruzamento do Córrego Poa com o Pirajuçara, a Taboa é conhecida como “capim dos brejos”.

Diferente da grande maioria das cidades que nasceram em torno de uma igreja, Taboão da Serra surgiu a partir de três diferentes núcleos de povoamento. O que chamamos de “centro velho” , hoje o Jardim Santa Luzia e seus arredores, teve origem na antiga Chácara dos Padres Carmelitas (Igreja de Santa Terezinha).

Outro núcleo foi no Pirajuçara, onde o processo migratório teve bastante impacto no desenvolvimento econômico e social, proporcionando novos caminhos para a formação da cidade. Inicialmente japoneses e italianos envolvidos, nas atividades agrícolas e das olarias, proporcionaram trabalho e sustento para muita gente que veio principalmente de Minas Gerais e do nordeste, a partir de meados do século XX.

A região da atual Vila Iasi, no Arraial Paulista, é o terceiro núcleo de desenvolvimento, pois entre os anos 1930 e 1960 funcionou o Instituto Pinheiros, grande indústria farmacêutica voltara para a produção de vacinas nos moldes do Instituto Butantã. Inúmeras foram as contribuições do Instituto no nascer da cidade de Taboão da Serra, mas talvez, a maior delas tenha sido no meio político, a esse respeito é possível observar a presença de seus funcionários entre os primeiros emancipadores e políticos eleitos na região.

 

Com informações do IBGE.

Comentários