Alunos e pais da E.E Rosana Sueli se mobilizam contra implantação do Ensino Integral

23/09/2022

Alunos, mães, pais e até professores da Escola Estadual Professora Rosana Sueli Funari, em Embu das Artes, estão mobilizados contra a implantação do Programa de Ensino Integral (PEI) na unidade de ensino. Eles argumentam que o ensino em tempo integral não trará resultados positivos e pode inclusive impactar de forma negativa o estado psicológico dos alunos. Também acreditam que a falta de segurança no entorno das escolas é outro impeditivo à implantação do PEI.


A comunidade escolar do Rosana está em verdadeira ebulição desde que a possibilidade de implantação do PEI no local começou. O movimento contrário também ocorre em outras escolas, como a Inácio Maciel, em Taboão da Serra, como já noticiou a reportagem do Jornal na Net. Na Escola Francisco Vicente, também em Taboão, o problema se repete.


“O Brasil não é como os países de primeiro mundo. Lá você vê segurança e mesmo assim vemos as catástrofes de psicopatas que entram em escolas e matam várias pessoas. Alguém parou e viu o psicológico dos alunos como vai ficar? A PEI funciona para quem quer se livrar dos filhos e não se preocupam com o futuro dos filhos”, acusa uma mãe indignada que integra o crescente movimento contra a educação integral.

Outra mãe questiona a eficácia do ensino em período integral. Alegando que “se o aluno não aprendeu a ler e escrever é a partir do 9° ano que ele vai aprender”?


Entre os pais é comum o argumento de que a mudança tem apenas cunho político e não vai contribuir em nada para a melhoria da qualidade do ensino. “Se falta professores atualmente, imagina quando esse PEI for implantado. A verdade é que isso tudo é uma ação política que não vai favorecer em nada os estudantes”, acusa.


O governo do estado anunciou recentemente que o PEI vai contemplar 3 mil escolas em 494 cidades paulistas até 2023.

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