Tapetes de Corpus Christi encantam público em Taboão
24/06/2011 | Sandra Pereira
Os tradicionais tapetes de Corpus Christi desenhados nas ruas centrais de Taboão da Serra atraíram nesta quinta-feira (23) centenas de visitantes. Os tapetes remetem à uma das mais antigas tradições da igreja católica. Com muitas cores, desenhos e formas eles lembram temas religiosos, e traduzem o sentimento de quem os idealiza. O público que visitou os tapetes aprovou a criatividade e o bom dos gosto de quem desenhou os mesmos.
“Eu adorei. Estão mais bonitos a cada ano”, resumiu dona Simone Soares, 50 anos, moradora do centro de Taboão.
Os tapetes coloridos fazem parte da cultura. A organização do evento acredita que mais de cinco mil pessoas visitaram os tapetes ao longo do dia e acompanharam a procissão que já se realiza na cidade há 13 anos.
A tradição dos tapetes de Corpus Christi une criatividade, fé e sensibilidade artística. Os desenhos dos tapetes são confeccionados com materiais simples como serragem colorida, areia, pedrinhas, açúcar e materiais reciclados como borra de café, tampinha s e pets que são recolhidas nas igrejas pelos fieis durante todo o ano.
O trabalho de confecção dos tapetes envolve mais de 1200 pessoas e reúne famílias. Há treze anos, a diretora de escola Célia Camilo Pascoal (74 anos) e o marido Reinaldo (64 anos) participam da tradição. Os grupos são organizados e começam o trabalho ainda durante a noite. Enquanto alguns separam os materiais, outros cuidam dos desenhos e há ainda os que cuidam da alimentação.
A já tradicional procissão de Corpus Christi em Taboão da Serra acompanha 950 metros de tapetes montados em um trecho da BR 116 e segue em direção as ruas do Tesouro, Ernesto Capelari, Senador Felinto Muler, rua do Carmo, Tereza Maria Luizetto e Avenida Armando Andrade. Ao todo são confeccionados 120 tapetes.