OAB de Taboão faz história em evento sobre Dia da Mulher negra latino-americana e caribenha  

Por Rebeca Mota | 26/07/2022

A primeira celebração realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, de Taboão da Serra, por meio do núcleo da Comissão da Mulher Advogada e pela Comissão da Igualdade Racial, reuniu centenas de pessoas no auditório da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira, 25.

Na ocasião foram homenageadas mulheres que são agentes de transformação do território: professoras, assistentes sociais, atrizes, cabeleireiras, donas de casa, militantes do movimento negro, entre outras personalidades.

A jornalista Sandra Pereira, responsável pelo Jornal Na Net, foi uma das homenageadas da noite. “Fiquei honrada com a homenagem da OAB. Mulheres negras ficam quase sempre invisibilizadas. Lembro que quando entrei na universidade eu representava 2% de mulheres negras que conseguiam acesso a universidade federal. Isso me enchia de orgulho e responsabilidade”, onta emocionada.

“Foi mesmo uma noite pra gente discutir sobre onde estão as mulheres negras. Graças a Deus essas mulheres resistiram e estão ocupando lugares de destaque hoje. Eu saio muito feliz! Esse é o pontapé inicial para que a OAB consiga passar a mensagem de que além de samba no pé também somos detentoras e produtoras de um saber popular e acadêmico” afirma a Dra. Maria Amélia, Presidente da Comissão da Mulher Advogada.

A noite de ontem foi marcada por um debate sobre Políticas Públicas, de reflexão referente à opressão e fortalecimento dos movimentos sociais por meio do debate entre os integrantes da mesa composta pelo Dr. Moacir Tertulino da Silva, Presidente da Ordem dos Advogados; Dra. Maria Amélia Santos Alencar, Presidente da Comissão da Mulher Advogada; Dr. Walter dos Santos, Presidente da Comissão de Igualdade Racial; Dra. Andreia Monteiro, Secretária Adjunta da OAB de Taboão da Serra.

O único vereador presente no evento e que também integrou a mesa foi o Dr. Ronaldo Onishi. Para ele, a noite foi de muito aprendizado.

“Um evento como esse é mais uma ferramenta que traz luz a essa causa importante. As mulheres negras têm cinco vezes mais chances de sofrerem violências de todos os tipos e a OAB de Taboão da Serra dá um passo gigantesco na luta contra a desigualdade racial”, disse durante o discurso.

O vereador enfatizou ainda que essa data é pouco divulgada, apesar de ter sido reconhecida pela ONU e instituída mundialmente.

A professora Najara Costa, uma das homenageadas da noite, afirma que é importante que o município se volte para essa causa ao longo do ano e reconhece o valor de trazer o debate mais acadêmico para essa questão:
“A gente tá na base da pirâmide social. As mulheres negras são ultra-exploradas, então falar da realidade da mulher negra é falar de todo o contexto da sociedade; quando não focamos nelas não chegamos a discussões sobre as Políticas que precisamos para que vivam dignamente”, defende.

Midiã Almeida, Presidente da Associação Manas Pretas, estava radiante pelos encontros, trocas e pela valorização do Julho das pretas.

“Esse evento é de extrema importância. Só é possível valorizar uma cultura se a conhecermos antes. Eu sou mulher preta, sou mãe solo e todo meu repertório pra estar aqui se dá por meio dessas conexões. Meu desejo é que outras mulheres possam também compartilhar ideias e falar de suas lutas; que continue ecoando nossas vozes como no evento de hoje”, finaliza.

O ponto alto da noite foi a palestra realizada pela professora, pesquisadora, jornalista e ativista dos Direitos Humanos, Maria Ileana Faguaga Iglesias. A professora se apresenta como: “uma mulher negra, afrocubana e consciente” Seus estudos são voltados para a mulher afrolatina, religiões afro, gênero, saúde e raça.

A doutora, apontou sobre as diferenças e semelhanças entre as mulheres negras do Brasil e de Cuba, mas que se apega às características de lutas que tornam todos irmãos e enalteceu o fato de haver uma mesa com personalidades negras do município exercendo livremente um cargo de Poder.

“Nós, sendo fundadoras das nossas nações, ainda temos que lutar pelo reconhecimento das nossas próprias humanidades. Quando vencermos o medo imposto e herdado do colonialismo, conseguiremos nos reconhecer como irmãs e então avançaremos”, disse em um trecho da palestra.

O auditório da Câmara Municipal estava lotado e todos com os olhos fixos e ouvidos atentos às palavras da palestrante, que além de todo cenário acadêmico, trouxe ainda uma contextualização histórica de mais de 40 anos de ativismo em Cuba, país onde nasceu.

“Foi um dia memorável por ser o pioneiro em Taboão da Serra, produzido pela OAB. Estou muito feliz como mulher negra de poder comemorar esse dia, que internacionalmente é muito importante pra nós. O evento foi incrível, gostei de todos que participaram e foi com certeza uma data histórica. Espero que aconteça mais vezes e que possamos transformar a história do município contra o racismo”, disse a Dra. Andreia Monteiro, secretária adjunta da OAB.

A noite de celebração chegou ao fim com a frase de um dos poemas do poeta taboanense, Sérgio Vaz: Não confunda briga com luta. Briga tem hora pra acabar e luta é pra uma vida inteira!

Comentários