Taboão, Embu e Itapecerica confirmam casos de Varíola do Macaco

Por Sandra Pereira | 25/07/2022

Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica confirmaram os primeiros casos de Varíola do Macaco. Taboão tem 2 casos confirmados e em acompanhamento, enquanto Embu e Itapecerica têm 3 casos, cada uma. Nas três cidades os pacientes estão sendo monitorados por equipes de saúde e fazendo isolamento domiciliar.

A ocorrência dos casos de Varíola do Macaco na região são alerta para que todos os moradores adotem as medidas de prevenção para conter o avanço da doença. O uso de máscaras de proteção e a higienização das mãos com álcool são algumas das medidas que devem ser adotadas.

A prefeitura de Taboão alega que não há razão para pânico. A prefeitura de Embu também diz que os pacientes serão tratados nas Unidades Básicas de Saúde. Já a Autarquia Municipal de Saúde afirma que outros seis casos suspeitos estão sob investigação, aguardando resultado de testes e exames laboratoriais.

No Brasil já são mais de 600 casos de Varíola do Macaco. O Ministério da Saúde está estudando a compra de vacinas para combater a doença. A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual.

O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;

Comentários