Prefeitura de Taboão da Serra alerta sobre golpe que usa nome da Vigilância Sanitária

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/07/2022

As modalidades de golpes para lesar a população não param de crescer. Um deles tem como alvo estabelecimentos que são sujeitos à fiscalização da Coordenação de Vigilância Sanitária (VISA), como farmácias, mercados, açougues, padarias, industrias, clínicas, entre outros. Para evitar que os munícipes sejam enganados, a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu um alerta sobre a atuação de falsos profissionais no município e em cidades da região.

O golpe funciona da seguinte forma: pessoas se passam por técnicos da Vigilância Sanitária, entram em contato com as vítimas por telefone ou e-mail e solicitam pagamentos para agilizar inspeções, reduzir o valor de taxas, multas ou falsas emissões de licenças sanitárias. Geralmente, os golpistas informam um número de celular para retorno e solicitam que o pagamento dos valores seja feito via pix ou depósito bancária. Os fraudadores ainda ameaçam os donos dos estabelecimentos, dizendo que caso o valor não seja pago, a licença não será emitida ou ficará suspensa.

Até o momento, a VISA de Taboão da Serra teve ciência de duas tentativas de golpe dessa natureza em empresas de grande porte da região. No entanto, o órgão municipal teme que estabelecimentos menores, sejam os principais alvos.

“A Vigilância Sanitária de Taboão da Serra não cobra pelas consultas sobre Licenças Sanitárias, que são realizadas gratuitamente por e-mail ou telefone fixo prefeitura. Quanto às taxas e multas, elas são expedidas através das centrais Atende (Pirajuçara ou Centro) e devem ser pagas na rede bancária, nunca através de deposito em conta ou pix. Além disso, durante as inspeções os servidores que fazem parte do Grupo Técnico estão devidamente identificados com crachá da prefeitura e nunca cobram taxas no local de inspeção”, alerta a diretora da VISA, Patrícia Marchezin Fernandes.

O secretário de Saúde José Alberto Tarifa orienta o que fazer. “Caso você ou seu estabelecimento tenham sido vítimas desse tipo de golpe, orientamos que procure a Delegacia de Polícia mais próxima, faça o registro do Boletim de Ocorrência e comunique o Vigilância Sanitária assim que possível”, explica.

A Coordenação de Vigilância Sanitária de Taboão da Serra está localizada na Travessa dos Lírios, 125, no Parque Assunção. Dúvidas e orientações podem ser sanadas pelo telefone 4788-5602 ou através do e-mail visa@taboaodaserra.sp.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, exceto feriado e ponto facultativo.

 

Serviço:

Secretaria de Saúde de Taboão da Serra

Coordenação de  Vigilância Sanitária (VISA)

Travessa dos Lírios, 125, Parque Assunção

Tel.: 4788-5602

visa@taboaodaserra.sp.gov.br

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Comentários