Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Taboão da Serra realiza oficina sobre Coleta Seletiva

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 29/06/2022

Na segunda feira, 27/06, aconteceu uma formação sobre a Coleta Seletiva na cidade de Taboão da Serra para os servidores da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB). O encontro aconteceu no auditório do TaboãoPrev e contou com a presença de cerca de 50 funcionários públicos.

A formação que tem caráter permanente iniciou durante a campanha Junho Verde da SEHAB, que desde o começo do mês vem realizando ações voltadas para uma agenda ambiental positiva na cidade. O Junho Verde, bem como outros programas e projetos que estão sendo desenvolvidos pelo município visam atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Essa oficina sobre coleta seletiva está no primeiro módulo do Programa de Saberes Ambientais. Ela foi feita para poder discutir um pouco sobre o meio ambiente e as ODSs da Agenda 2030 em Taboão da Serra”, disse Deyse Fabiana Brumatti, Coordenadora de Educação Ambiental na SEHAB.

A cada semana a oficina será realizada em um CRAS diferente, ensinando aos munícipes o que pode ou não ser reciclado. “Essa formação que está sendo feita é muito importante para a população, porque juntos aprendemos a cuidar do meio ambiente de uma maneira mais descontraída”, afirmou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein.

A relação de Taboão da Serra com a reciclagem é algo antigo entre alguns moradores. Um desde foi José Luiz Zagati, catador de sucata que teve a brilhante ideia de construir um cinema em sua garagem só com materiais reciclados, criando inclusive sua própria máquina de passar filme. Ele batizou o local de “Mini-Cine Tupy”, por conta do cinema que existia no centro do Taboão que se chamava Cinema Tupy.

Com essa história inspiradora, quando foi fundada a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Taboão da Serra, resolveram batizá-la de CooperZagati. A CooperZagati hoje é responsável por 20% da coleta seletiva que é feita o município. O montante equivale a cerca de 400 toneladas de resíduos que deixam de ir para o aterro sanitário em ganharam uma nova destinação.

“Trabalhar a importância da separação correta dos materiais que são recicláveis diz muito sobre o mundo que queremos para as futuras gerações. Por isso que estamos trabalhando esses e outros assuntos com os servidores e com a população para que Taboão da Serra se desenvolva de forma sustentável e cada vez mais justa para todos, em consonância com a Agenda 2030”, comentou o secretário de Habitação e Meio Ambiente Nílcio Regueira Dias.

Comentários