Espaço CITA agita São Paulo com apresentações gratuitas de maracatu, teatro, dança e literatura

Por Assessoria de Imprensa | 17/05/2022

Realizado pelos coletivos residentes do Espaço Cultural CITA, o Circuito de Integração de Todas as Artes acontece anualmente, desde 2015, e tem como objetivo promover o encontro entre diversas manifestações artísticas produzidas em equipamentos culturais independentes nas regiões paulistas. Esta edição, que conta com a curadora convidada Vanessa Rosa, nasce inspirada no verbo “entralhar”, utilizado por pescadores para se referir ao trabalho de tecer as redes de pesca, fazer remendos ou fortalecer a costura da mesma. Aqui, o termo é utilizado para se referir a rede de cultura que acontece na região sudoeste de São Paulo.

"O Espaço Cultural CITA há 11 anos participa e colabora com diversas redes e linguagens culturais. Não é de hoje que começamos a "entralhar" essa nossa rede, mas faz poucos anos que começamos a de fato apertar esses nós e intensificar as trocas entre os espaços, artistas e coletivos parceiros. Essa edição do Festival Circuito CITA vem para fortalecer esses laços e levar o nome do espaço e seus coletivos residentes para outras cidades, regiões, novos parceiros e público”, destaca o programador e produtor cultural, Junior Matos.

Partindo desse objetivo, um "Pré-Circuito" está anunciado com uma série de 11 apresentações-convites que já estão sendo realizadas pelos coletivos que tem o Espaço Cultural CITA como sede e seguem em ação até junho. Entre eles, Bando Trapos, Clã do Jabuti, Via Vento CIA, Maracatu Ouro Do Congo, Baque Mulher SP, Cia Diversidança, Núcleo de Permacultura do CITA e outros convidades. Com esse timaço, as cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra receberão, cada uma, 3 atrações em 3 espaços culturais independentes e praças locais. A agenda traz maracatu, teatro, dança, ações formativas e saraus como protagonistas.

“O desejo é compartilhar o que acontece no Espaço CITA durante todo o ano: vasta troca cultural! Hoje a equipe que produz o festival se renova trazendo sua contribuição para a continuidade do legado e esperamos que nossas construções sejam potentes o suficiente para passar por muitas mãos, se transformar a cada uma que tocar e permanecer viva - sem perder o objetivo inicial que é o compartilhamento e fortalecimento desta rede que nos traz farto alimento. O Entralhe Cultural vem muito antes de nós, que hoje fortalecemos a rede para amanhã outres lançarem ao mar", finaliza a produtora e coordenadora de projetos Paloma Xavier.

O 5º CIRCUITO CITA é uma realização do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 34/2021.

Para saber mais, acesse: www.espacocita.com

Comentários